Logo CNA

Alagoas

Programa de Inclusão Digital Rural forma 38 novos alunos em Joaquim Gomes
Inclusao Digital Rural JG 01

Executado pelo Senar Alagoas, programa percorre os municípios com laboratório móvel de informática

27 de junho 2022

O Programa de Inclusão Digital Rural do Senar Alagoas concluiu a formação de 38 novos alunos na última sexta-feira (17), quando foi encerrado mais um Curso de Informática Básica no município de Joaquim Gomes, a 77 quilômetros de Maceió. Os alunos são jovens acima de 18 anos e boa parte ainda não tinha usado um computador para atividades básicas.

Com carga horária de 20 horas, o curso foi realizado no laboratório de informática montado na unidade móvel do Senar, um micro-ônibus adaptado com todos os recursos necessários para as aulas. O instrutor Dionísio Barros revela que a maioria dos alunos demonstrou mais aptidão no uso dos aplicativos no celular do que os mesmos programas instalados no PC, a exemplo do Microsoft Word.

“Essa tendência era esperada, já que o smartphone hoje está mais presente no dia a dia das pessoas do que um computador convencional, principalmente quando se trata do público dessa faixa etária. E no caso desses jovens, alguns deles são bem carentes, não têm condição financeira para adquirir um desktop”, conta. “Mas, ter o domínio das principais ferramentas de um PC é necessário porque o mercado de trabalho ainda exige isso”, completa.

Os jovens tiveram aulas principalmente dos programas do pacote Office, como Word, Excel e PowerPoint, além das ferramentas do Windows. “Eu nem sabia direito ligar um computador, mas queria muito aprender como usar o Excel. E o Dionísio foi excelente, foi bem prestativo conosco durante as aulas. Só fiquei triste porque o curso durou uma semana apenas”, diz Wanderson Carlos de Lima, um dos alunos participantes.

“O mundo, hoje em dia, exige muito do uso da informática e da tecnologia, até mesmo para coisas simples como fazer um currículo, por exemplo. E nesse curso do Senar eu aprendi a fazer um documento no Word e uma planilha no Excel. São conhecimentos que vamos levar para toda a vida, buscando agora apenas a nossa atualização com o passar do tempo”, afirma Luna Felizardo da Silva, outra aluna do programa.

Imagem

O superintendente adjunto do Senar Alagoas, Anderson Soares, destaca a parceria da instituição com a Prefeitura de Joaquim Gomes para a realização do Curso de Informática Básica no município.

“A ideia é que novos cursos possam ser realizados na cidade, fortalecendo essa parceria entre o Senar e a gestão municipal para trazer capacitação profissional para a população. O papel do Senar é facilitar o acesso desses jovens ao mercado de trabalho”, afirma.

O Programa de Inclusão Digital Rural do Senar leva capacitação para todos os municípios de Alagoas. “Esses cursos são apenas uma semente, que foi plantada e vai germinar mais adiante, ajudando no ingresso desses jovens ao mercado de trabalho”, observa a coordenadora do departamento técnico, Graziela Freitas.

Para a secretária de Assistência Social de Joaquim Gomes e primeira-dama do município, Danielle Praxedes, a parceria com o Senar tem sido fundamental para o andamento de ações sociais com foco no produtor rural da região.

“Estive no ônibus do Senar e vi esses jovens assistindo às aulas. Foi gratificante ver o empenho deles em aprender e também a forma como as aulas eram conduzidas, sempre com muita atenção do instrutor. Espero que o programa [de Inclusão Digital Rural] continue com o objetivo de ajudar os jovens nessa caminhada profissional”, diz.

O cadastro dos 38 jovens para a realização do curso contou ainda com a participação do Sindicato Rural de São Luiz do Quitunde.

Kelmenn Freitas

Analista de Comunicação
Sistema Faeal / Senar Alagoas

Fones: (82) 3217-9800 / 9805

comunicacao@senar-al.org.br

Matérias Relacionadas