Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Cursos de Informática gratuitos do Senar/MS turbinam currículo de quem procura oportunidade no mercado
Whats App Image 2023 06 14 at 10 42 20

Conteúdos ensinam sobre componentes físicos, sistemas operacionais e programas

14 de junho 2023

Por: Ellen Albuquerque

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Determinada e empreendedora, a jovem Catiana Antunes, de 28 anos, nasceu com baixa visão. Mãe de três filhos e sempre em busca de novas oportunidades, a deficiência visual não a impediu de realizar os cursos básico e intermediário de informática do Senar Mato Grosso do Sul, em junho de 2023. Com o certificado em mãos, ela espera conquistar um bom espaço no mercado de trabalho no município de Itaquiraí, a 400 quilômetros de Campo Grande.

“Aprendi tudo sobre navegação no computador, além de programas como Word e o Excel, que eu não sabia absolutamente nada. Agora, quero me tornar mais ágil na digitação. O conhecimento em informática era uma das exigências nas entrevistas de emprego e com o curso do Senar espero conseguir uma oportunidade”, acredita.

Informática básica e intermediária são uns dos cursos mais demandados do portfólio de FPF (Formação Profissional Rural), do Senar/MS. De acordo com a Unidade Educacional, somente em 2022, em Mato Grosso do Sul, foram realizadas 271 agendas de informática básica e intermediária envolvendo a participação de mais de 2 mil pessoas. Somente de janeiro a abril deste ano, foram oferecidos 100 cursos com 900 participantes.

A carga horária para os cursos de informática básica e intermediária é de 32 horas cada. Além das orientações básicas do computador, componentes físicos, armazenamentos de arquivos e antivírus, o aluno recebe conhecimentos sobre o sistema operacional Windows, pacote Office, tudo com foco no uso para o meio rural.

“A maioria dos alunos nunca teve contato com notebooks. No geral, os alunos realizam o curso, entre outros fatores, pela inclusão digital, para melhorar a condição atual. Tudo que é ensinado pode ser colocado em prática no campo. É possível conhecer novos aplicativos, ferramentas que ajudam na produtividade, na gestão financeira, preenchimento de cadastros virtuais, planilhas, além de pesquisas e a possibilidade de realizar outros cursos à distância”, explica o instrutor do Senar/MS, Ronaldo Scarpellini.

Os interessados em realizar as capacitações gratuitas podem ter acesso às agendas no site senarms.org.br e procurar o sindicato rural de cada município.

Matérias Relacionadas