Logo CNA

Sergipe

Programa de assistência técnica aumenta produtividade dos produtores de leite
Insta3

Produtores receberão assistência durante dois anos

19 de outubro 2018

Por: Senar/SE

Orientar os produtores de leite sobre como gerenciar a propriedade e levar capacitação são os principais objetivos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE). O programa oferece assistência gratuita ao produtor de leite durante dois anos.

O Programa de Assistência Técnica e Gerencial iniciou em Sergipe em 2016 beneficiando 140 produtores distribuídos em sete municípios sergipanos: Carira, Porto da Folha, Nossa Senhora da Glória, Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Tobias Barreto e Frei Paulo. Em setembro deste ano, um total de 200 produtores em 10 municípios estão sendo beneficiados com o programa.

Segundo o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE), o programa tem trazido bons resultados. “É um programa que tem provocado impactos econômicos e sociais. Encerramos um grupo no mês de setembro com 140 produtores em sete municípios. Os resultados são surpreendentes. Os produtores dobraram a produção e outros até triplicaram depois do programa”, afirma.

A assistência técnica é dividida em cinco passos. O primeiro passo é diagnóstico da propriedade em que são levantadas as informações da propriedade e o perfil dos produtores. O segundo passo é o planejamento estratégico em que se estabelece metas para o crescimento da propriedade. O terceiro passo é a adequação tecnológica que o técnico orienta o produtor nas principais melhorias que ele precisa fazer na propriedade. O quarto passo é a capacitação profissional complementar, que são os cursos de formação profissional rural. O quinto e o último passo é a avaliação de resultados.

Os produtores recebem visitas mensais dos técnicos do Senar que orientam sobre como gerenciar melhor a propriedade. A técnica de campo Aline Mello conta que a principal dificuldade dos produtores é anotar custos da produção, uma ação fundamental em uma propriedade rural.

“Quando iniciamos com o programa do Sertão Empreendedor encontramos nas propriedades, nenhum tipo de controle financeiro, nem gestão de rebanho e alimentos. A medida que o tempo foi passando ocorreu esta mudança no comportamento do produtor que foram vendo que a informação de rebanho, nutrição e custos produtivos são extremamente importante e os que abraçaram realmente a causa tiveram um resultado satisfatório e outros surpreendentes”, lembra.

Matérias Relacionadas