Logo CNA

Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais poderá contemplar cadeia da erva-mate
IMG 3754

Iniciativa do Sistema CNA/Senar foi apresentada na Câmara Setorial da Cadeia Produtiva

10 de maio 2019
Por CNA
Por Senar

Brasília (10/05/2019) – O Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Sistema CNA/Senar foi apresentado durante a reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Erva-Mate do Ministério da Agricultura, na quinta (9), em Brasília.

Na opinião da assessora técnica da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA, Marina Zimmermann, a iniciativa poderia oferecer capacitação e apoio na comercialização para pequenos e médios produtores.

“A erva-mate é um produto tradicional e que já tem indicação geográfica em Santa Catarina. Vários alimentos estão sendo elaborados a partir da erva-mate. Poderíamos contribuir na elaboração de embalagens, estruturação de marcas e na plataforma de comercialização dos produtos”, afirmou Marina.

Marina Zimmermann

O encontro também debateu a necessidade de estabelecer uma Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) para a erva-mate e a criação de um banco de dados da cadeia, com números da produção e de produtores envolvidos no sistema produtivo.

Outro destaque da reunião foi a apresentação de dados preliminares da segunda fase da pesquisa de metais pesados em erva-mate, realizada pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). O tema é importante para que o Brasil possa exportar o produto para outros mercados, como a União Europeia.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas