Logo CNA

Bahia

Programa Agro Jovem, do Senar Bahia, certifica turmas em Gandu

Alunos de Wenceslau Guimarães, Gandu, Teolândia e Piraí do Norte, apresentaram Planos de Negócios voltados ao Agronegócio

13 de dezembro 2022

Por: Sistema Faeb/Senar

Gandu foto1

O município de Gandu, no Baixo Sul do estado, sediou na última quinta-feira (8) a cerimônia de premiação do Programa Agro Jovem Senar – Polo Gandu 2022. Ao todo, 91 alunos dos municípios de Gandu, Wenceslau Guimarães, Piraí do Norte e Teolândia foram certificados, após três meses de aprendizado. Além da entrega de certificados, as equipes também foram premiadas no concurso onde foram apresentados planos de negócio.

O Agro Jovem é um programa destinado à formação da juventude rural e surgiu da necessidade de aproximar esse público do setor que mais cresce e emprega em todo o país - o agronegócio. Nesta edição, o programa promoveu ações voltadas para a renovação e aprimoramento dos sistemas produtivos, a adoção de tecnologias inovadoras de produção agropecuária e gestão de propriedades rurais, além das agroindústrias artesanais, organização social, empreendedorismo, educação, saúde e sustentabilidade, fortalecendo o protagonismo dos jovens no setor agropecuário e capacitando-os para o mercado de trabalho.

Gandu foto2

Renê Santana, coordenador pedagógico do Senar | Polo Gandu, disse que o objetivo do Programa Agro Jovem é despertar o empreendedorismo no meio rural voltado para a juventude. “O programa atinge um público de 16 a 29, que é o perfil das equipes que nós selecionamos. Aqui foram apresentados vários planos de negócios bastante confiáveis. O programa visa mostrar para eles que o campo é o futuro, é a mola propulsora que mantem o país, e nós queremos manter essa sucessão familiar e manter os jovens do campo produzindo bem, com renda e tendo sustentabilidade”, afirmou.

O vice-presidente de desenvolvimento agropecuário da Faeb, Rui Dias, ressaltou a parceria do órgão com as prefeituras, por meio das secretarias municipais de agricultura e elogiou o desempenho dos alunos. “Estamos muito satisfeitos, muito felizes. Quero agradecer a parceria com as prefeituras de Gandu, Teolândia, Wenceslau Guimarães e Piraí do Norte, junto aos seus secretários de agricultura em participar desse programa. Houve um empenho bastante expressivo desses jovens que se destacaram nesse programa. Tem sido um sucesso o Agro Jovem aqui em Gandu e região”, pontuou, Dias.

Premiação

Nesta etapa, cada um dos quatro municípios participantes apresentou cinco equipes que construíram planos de negócios. Dentre os projetos apresentados, a equipe OC – Orgânicos Cocão, do Povoado do Cocão, em Wenceslau Guimarães, foi a campeã do concurso de planos de negócio com o tema “Cultivar hortaliças pelo sistema de hidroponia”, que propôs maior teor nutricional, a não utilização de defensivos agrícolas, transparência na confiança ao consumidor e o seu bem-estar. Cada integrante da equipe ganhou um notebook.

O segundo lugar ficou com a equipe de Gandu, com o tema Vinho Dois Ortis, que propôs levar a experiência da degustação de novos sabores e tipos de vinho à base de frutas da região como a jabuticaba, o rambutan e a laranja; e os seus componentes ganharam um smartphone cada.

Gandu foto3

O Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, de Wenceslau Guimarães, Eliosmar Fontes, destacou a importância do Agro Jovem e falou do apoio que sua secretaria tem recebido da gestão municipal, que culminou com o sucesso das equipes de Wenceslau no concurso de Planos de Negócio do programa. “Muito gratificante estar participando desse programa. Foram 90 horas de aulas de formação, de troca de conhecimento, e a equipe campeã é do nosso município, do Cocão. Isso nos deixa felizes por conta de que a gente percebe que a juventude de nosso município, cada vez mais, está voltada ao agro, acreditando que o agronegócio realmente é uma forma de obter renda e de se manter economicamente. Agradeço ao Prefeito Kaká, que vem apoiando essas iniciativas em parceria com o Senar”, disse, Eliosmar.

Gandu foto4

Participaram da cerimônia o prefeito de Gandu, Léo de Neco; a prefeita de Teolândia, Rosa Baitinga; o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário do Sistema Faeb/Senar, Rui Dias; o presidente do Sindicato Rural de Gandu, Renato Souza; o secretário da Agricultura de Gandu, Jorge Sarmento; o secretário da Agricultura de Piraí do Norte, Edson Carlos; o secretário da Agricultura de Teolândia, João Neto Quaresma; e o secretário da Agricultura de Wenceslau Guimarães, Eliomar Fontes; além do coordenador pedagógico do Senar Gandu, Renê Santana.


Fonte: Ascom Sistema Faeb/Senar