Logo CNA

Paraíba

Produtores atendidos pelo Senar Paraíba conquistam 25 medalhas no Concurso Nordestino de Queijos e Derivados
Casa cariri

Número representa mais da metade do total de premiados no Estado. Queijos e outros derivados da Paraíba receberam 44 medalhas

30 de outubro 2023

Por: Jocélio Oliveira / Ascom Senar-PB

Oito queijarias atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial de Derivados Lácteos do Senar Paraíba foram premiadas no Concurso Nordestino de Queijos e Derivados realizado em Campina Grande na última semana. O torneio recebeu em torno de 700 inscrições de candidatos de todos os estados da região.

Ao todo, o grupo de criadores do Senar conquistou 25 medalhas, sendo 11 super ouros, 4 ouros, 1 prata e 9 bronzes. O número representa mais da metade do total de premiados no Estado. Queijos e outros derivados da Paraíba receberam 44 medalhas.

O torneio foi uma das atividades do XVII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL) e tem o objetivo de reconhecer e premiar a excelência dos queijos produzidos no Nordeste do Brasil.

Casa cariri

O destaque foi para a Casa do Cariri, de Juazeirinho, que recebeu três medalhas super ouro com os queijos frescal, curado e defumado, além de outras três de ouro, com os queijos de manteiga de cabra, com pimenta e com cumaru. O casal de produtores também recebeu prata com o queijo maturado no vinho e foi bronze com manteiga da terra e iogurte sabor morango. Foram nove prêmios, todos os produtos feitos com leite de cabra.

“Ficamos em primeiro lugar em super ouro e ouro, no quadro geral. É resultado do trabalho da nossa família, mas também das instituições que nos apoiam, a exemplo do Senar. Nós concorremos com grandes laticínios e, com certeza, se não fosse o apoio da ATeG, nós não teríamos conseguido”, afirmou o produtor Odon Torres.

O acompanhamento técnico, ao qual o produtor se referiu, tem como foco “a orientação sobre a qualidade do queijo, com indicação dos fermentos lácteos mais adequados a cada tipo de produto, além de capacitar para o desenvolvimento de produtos finos e técnicas de maturação. Todas essas orientações são importantes para um resultado positivo em um concurso”, explicou a técnica de campo Andreia Batista.

Ela destacou ainda que, no ENEL, além dos queijos, doces e outros derivados também ganharam destaque com super ouro explicou que “na assistência técnica é trabalhada a saborização e padronização desses derivados”, resumiu.

Além da Casa do Cariri, também foram premiadas as propriedades Capril Nunes (Livramento), Laticínio Xandu (São Domingos do Cariri), Capril Encanto da Macambira (São João do Cariri), Laticínio Santa Helena (Puxinanã), Queijeiria São Bento (Gurjão), Queijaria Borges (Gurjão) e Sabor Sertanejo (Pombal).

Cristiano nunes

O produtor Cristiano Nunes enviou quatro queijos para o concurso e teve três premiados, sendo dois com super ouro e outro com bronze. “O super ouro com o queijo tradicional foi o que mais me surpreendeu porque geralmente essa categoria reconhece produtos mais sofisticados. Isso só reforça o trabalho que vem sendo feito na propriedade. É um estímulo para nós, num momento muito crítico de seca”, comentou.

A motivação que o reconhecimento traz é um dos principais benefícios destacado pela técnica de campo Andressa Gonçalves, que atende o laticínio Sabor Sertanejo. Segundo ela, o produtor Alécio Trigueiro, de Pombal, no Sertão, não contava com o bom resultado.

“Ele está muito feliz. Foram 3 medalhas, de bronze, ouro e super ouro. Acho que esse resultado também vai ajudar muito a abrir a mente dos produtores da região e impulsioná-los a participar mais dessas iniciativas”, comentou.

A ATeG Agroindústria do Derivados Lácteos atende 38 queijarias, em 16 municípios paraibanos no Agreste, Cariri e no Sertão. São eles Amparo, Aparecida, Barra de São Miguel, Cabaceiras, Gurjão, Juazeirinho, Livramento, Parari, Paulista, Pombal, Puxinanã, São Domingos do Cariri, São Francisco, São João do Cariri, São José dos cordeiros e Soledade.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.b r

Matérias Relacionadas