Logo CNA

Amazonas

Presidente da FAEA, Muni Lourenço, participa do lançamento do Plano Safra do Amazonas
FOTO DJALMA 2

18 de julho 2019

Por: ASCOM - FAEA /SENAR / FUNDEPEC-AM

Nesta quarta-feira (17), o presidente da FAEA, Muni Lourenço, participou da solenidade de lançamento do Plano Safra do Amazonas 2019/2020, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus.O plano lançado, na ocasião, pelo governador do Estado, Wilson Lima, visa destinar, aproximadamente R$ 350 milhões para o atendimento de produtores rurais, incluindo agricultores familiares, pescadores, extrativistas e indígenas. O recurso contempla ações de estímulo à agropecuária, oferta de crédito rural e assistência técnica, defesa agropecuária e florestal, além de apoio à comercialização.

Durante o evento, Muni Lourenço, ressaltou a importância do momento para o agro amazonenses. “Nós, produtores rurais esperamos todos os anos pelo dia do lançamento do plano agrícola e pecuário do Amazonas. É um momento que registra a importância do agro no Estado, um setor que no Brasil já é a locomotiva da economia nacional e no Amazonas precisamos cada vez mais fortalecer”, destacou.

Expoagro

Além de diversas ações realizadas pelo Governo do de relevância para o produtor rural amazonense, Lourenço ressaltou a retomada da realização do maior evento agropecuário do Estado – a Expoagro que, após 6 anos, tem data marcada para acontecer: entre os dias 3 e 6 de outubro.

“É uma alegria podermos registrar esse compromisso do Governo com o setor rural, por meio da confirmação da realização deste evento em 2019 e da construção, em 2020, do parque de exposição agropecuária, Eurípedes Lins, em dúvida alguma será o principal para ser o centro definitivo para eventos da agropecuária no Estado”, complementou.

Áreas prioritárias

As áreas prioritárias para aplicação dos recursos, definidas pelo Governo do Amazonas são: fruticultura (abacaxi, cupuaçu, banana, citros, açaí e guaraná), mandioca, café, fibras naturais (juta e malva), avicultura, pecuária, piscicultura, pesca artesanal, milho, soja, feijão, castanha, óleos, borracha, piaçava, madeira em manejos simplificados, agroecologia e produtos orgânicos.

FOTO: Djalma Júnior

Matérias Relacionadas