Logo CNA

Presidente da CNA recebe visita de Representante Especial da Agricultura da Austrália
52374446524 f41a8416e6 c

Su McCluskey está no Brasil para uma série de compromissos

21 de setembro 2022
Por CNA

Brasília (21/09/2022) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, recebeu a visita da Representante Especial da Agricultura da Austrália, Su McCluskey, na quarta (21), na sede da entidade, em Brasília.

No encontro, durante o café da manhã, João Martins e Su McCluskey falaram sobre a responsabilidade dos dois países em garantir a segurança alimentar do mundo e o compromisso do setor agropecuário com a sustentabilidade.

“Os impactos da pandemia e da guerra na Ucrânia fizeram o mundo se reconfigurar socialmente e economicamente. Então, a CNA tem feito um trabalho para, cada vez mais, organizar a produção de alimentos no país e ampliar a visão de mercado dos produtores rurais brasileiros”, disse o presidente da CNA.

Já a Representante Especial da Agricultura da Austrália destacou a importância de compartilhar conhecimento na área de pesquisa, práticas agrícolas sustentáveis e transferência de tecnologias. “Nós podemos trabalhar e cooperar juntos para fornecer alimentos para o resto do mundo”.

Imagem

Su McCluskey esteve acompanhada do conselheiro agrícola do Departamento de Agricultura, Pesca e Florestas da Austrália (DAFF), Ian Mortimer, do diretor adjunto da Iniciativa Global de Líderes da Agricultura do DAFF, Chris Williams, e do oficial de pesquisa, Eduardo Sanchez, além dos representantes da embaixada australiana no Brasil Grant Morrison, Nicholas Lovegrove e Jessica Gomes.

Participaram do encontro os presidentes das Federações da Agricultura e Pecuária dos Estados do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, do Ceará (Faeac), Amílcar de Araújo, do Espírito Santo (Faes), Júlio Rocha, de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, e de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo. Estiveram presentes ainda o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, e o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi.

Após a visita, a comitiva da Austrália se reuniu com o diretor técnico adjunto, Maciel Silva, os coordenadores de Inteligência Comercial da CNA, Felipe Spaniol, e de Sustentabilidade da CNA, Nelson Ananias, o diretor do Departamento de Energia e Agronegócio do MRE, embaixador Alexandre Ghisleni, e o secretário adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Fernando Zelner, para discutir a colaboração entre o Brasil e a Austrália para a promoção do comércio internacional.

Imagem

Na reunião, a delegação australiana enfatizou a importância de países com economias complementares construírem uma agenda comum e atuarem como bloco.

Durante o debate houve consenso em que países exportadores líquidos de alimentos e que contribuem para combater a segurança alimentar no mundo, como Brasil e Austrália, podem somar esforços para diminuir o protecionismo e superar medidas unilaterais que barram o acesso a mercados internacionais para produtos agropecuários.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação