PRAVALER é apresentado a municípios do Sul do Espírito Santo
IMG 20220608 WA0038

Programa será lançado oficialmente no estado nesta quinta (9), em Linhares

8 de junho 2022
Por CNA

Brasília (08/06/2022) – O Programa Nacional de Regularização Ambiental Produtiva (PRAVALER) foi apresentado nesta semana a municípios do sul do Espírito Santo. Os encontros aconteceram na terça (7), em Cachoeiro do Itapemirim, e na quarta (8), em Jerônimo Monteiro, e reuniram também produtores e representantes de Muqui, Atílio Vivácqua e Rio Novo do Sul.

O objetivo dos encontros foi sensibilizar os parceiros locais que serão fundamentais para a realização do programa, que busca a recuperação ambiental produtiva nas propriedades rurais, sem deixar de gerar renda para o produtor. O PRAVALER será lançado oficialmente no estado nesta quinta (9), durante a Feira Tecnoagro 2022, no município de Linhares.

O PRAVALER é desenvolvido, no nível nacional, em parceria entre o Sistema CNA/Senar a Embrapa e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), contando com apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ).

Regionalmente, a ação será coordenada pelo Sistema FAES/Senar, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), além de universidades, secretarias municipais, sindicatos rurais e outras parcerias que serão mapeadas nos municípios.

IMG 20220608 WA0004

A ideia é implantar projetos piloto no Sul e no norte capixaba, onde serão desenvolvidas ações para viabilizar a regularização dos passivos ambientais dos produtores rurais e apoiar o estado na definição dos critérios do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

“Essa ação que agora estamos desenvolvendo é fruto de um plano de ação que foi construído em oficina realizada em março passado, quando reunimos os principais parceiros vinculados ao processo de regularização ambiental e identificamos os gargalos que precisam ser resolvidos e as oportunidades que precisam ser aproveitadas para estimular a regularização ambiental das propriedades rurais, tudo isso construído a partir da convergência entre todos” destacou Cláudia Mendes, assessora técnica da CNA e integrante da coordenação nacional do PRAVALER.

“Os produtores precisam de apoio para se adequar e a convergência de todos vai possibilitar que seja um projeto duradouro com sustentabilidade e renda para o produtor rural”, completou Augusta Rosa Gonçalves, analista ambiental do ICMBio.

O foco é colocar à disposição dos produtores tecnologias viáveis de recuperação ambiental, com menor custo possível e com possibilidade de retorno econômico. Para isso, a participação da academia é fundamental e, por isso, professores e pesquisadores das universidades locais (UFES e IFES) são parceiros do PRAVALER.

“É um programa de grande valia e todos da região estão dispostos a colaborar”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Rio Novo, André Barros.

As reuniões no estado foram mais uma etapa antes do lançamento do projeto.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte