ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Mato Grosso do Sul

Pensar global é fundamental para o marketing 5.0 do produto agro
51722576293 6c9559f53d c

Oficina on-line dá dicas de como adequar o negócio para mercados externos.

15 de junho 2022
Por CNA

Atender as diferenças culturais a partir das ferramentas de marketing é o grande desafio para produtores rurais que buscam expandir seu negócio e entrar em mercados internacionais. Este foi um dos assuntos abordados durante a oficina on-line ‘Marketing Internacional 5.0’, uma realização da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Apex Brasil, nos dias 13 e 14 de junho.

“Hoje temos uma pluralidade muito grande de apresentar o produto, a marca e as ideias a partir de diferentes plataformas e em versões digitais. Agora a intenção é dar um passo maior e mostrar, da melhor forma possível, o seu negócio”, explica o mestre e especialista em internacionalização, Rodrigo Solano.

“O cliente sabe quando o produto é bom, mas para convencer e emocionar, é preciso contar uma boa história, falar como a sua empresa nasceu, como se ajudam na produção, quais as preocupações ambientais e sociais, em que área é cultivado e, mostrar o que o seu negócio tem que outros não possuem, tudo para confirmar o quanto esse produto é especial”.

Este conhecimento pode ser aplicado em diferentes situações: feiras nacionais e internacionais, apresentações da empresa, material promocional, catálogos, websites e plataformas, entre outras.

Segundo o especialista, não existe uma receita de bolo, mas existe um ciclo que pode fazer a diferença no marketing do produto. “Criar empatia, descrever o negócio, apresentar missão, visão e valores na comunicação, ter o produto, manter o diálogo e a continuidade”.

A oficina fez parte das ações do Programa Agro.BR. que empresários rurais que queiram exportar seus produtos para mercados internacionais estratégicos.

Saiba mais em https://agrobr.org/

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque