Pauta climática avança durante reunião preparatória da COP, destaca CNA
Confederação acompanhou as negociações que aconteceram de 16 a 26 de junho, em Bonn, na Alemanha

Brasília (27/06/2025) – A Conferência de Bonn, evento preparatório para a COP30, terminou, na quinta (26), com avanços nas discussões, apesar da falta de acordo sobre alguns temas prioritários, avalia a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
A assessora técnica de Sustentabilidade, Amanda Roza, esteve na Alemanha e acompanhou as discussões durante os 10 dias do evento e relata que houve dificuldade na construção de consenso em diversos temas, como adaptação, e que as discussões devem continuar em Belém.
“As Partes chegaram a um consenso sobre como será feita a seleção de indicadores da Meta Global de Adaptação, mas ainda há indefinição em relação aos aspectos mais estruturantes da meta, como o financiamento”, explica.

Amada ressalta que, apesar do avanço em relação à diminuição da lista de indicadores da Meta Global, de 490 para 100, as estratégias para financiamento não constam na decisão preliminar.
Trabalho Conjunto de Sharm el-Sheikh - Voltado à implementação de ações climáticas para a agricultura e segurança alimentar, o Trabalho Conjunto de Sharm el-Sheikh chegou a um consenso na segunda semana de negociações.
Segundo Amanda Roza, na decisão preliminar, as Partes (países signatários do Acordo de Paris) propuseram que as organizações internacionais enviem informações relacionadas às iniciativas em agricultura para a elaboração do próximo relatório síntese (documento que traz as ações que foram desenvolvidas pelas partes e entidades financeiras sobre agricultura).
"Também foi solicitado que o relatório conte com informações sobre a necessidade de alocação de recursos para o setor e quais são as principais barreiras encontradas para isso.”
m relação ao portal online de Sharm el-Sheikh, espaço para os países e observadores mandarem ações e projetos relacionados à agricultura, as Partes pediram o aprimoramento da plataforma, com foco na melhoria da estrutura, funcionalidade e acessibilidade, com a inclusão de filtros de acesso aos projetos.
"As melhorias da plataforma serão apresentadas em junho do ano que vem, na 64ª reunião dos Órgãos Subsidiários. As negociações relacionadas ao Trabalho Conjunto seguirão durante a COP30”, ressaltou Amanda.

Eventos paralelos - A CNA representou a Organização Mundial dos Agricultores em um evento da Troika, grupo formado pelas presidências das COPs 28, 29 e 30 (Emirados Árabes Unidos, Azerbaijão e Brasil), onde foi discutida a construção das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) 3.0, que são as metas que serão apresentadas esse ano na COP30, em Belém.
"Durante o evento, falei sobre a importância de incluir produtores rurais no processo de construção das metas nacionais, assim como do aprimoramento dos reportes relacionados à agricultura,” afirma Amanda Roza. “Também ponderei sobre a necessidade de se levar em consideração os conhecimentos dos produtores em relação ao cuidado com a terra.”
A Confederação também participou de uma consulta com os Chairs, Órgãos Subsidiários para uma avaliação da agenda de negociações e exposição das expectativas em relação ao desenvolvimento do tema.
Veja mais detalhes sobre a participação da CNA na reunião preparatória da COP30: