Logo CNA

Mato Grosso

Participantes do mutirão rural doam cabelo para produção de perucas
04 28 abr mutirao rural doacao de cabelos 1

Até o momento, 20 mechas já foram destinadas a uma instituição social, responsável por fazer as perucas.

28 de abril 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

O Mutirão Rural oferta uma gama de serviços de ação social às comunidades rurais graças aos recursos do produtor rural. Um deles é o corte de cabelo, sempre realizado por parceiros do evento. A novidade é que neste ano, aqueles que quiserem dar um trato no visual durante o Mutirão, também poderão ajudar o próximo. Durante a etapa de 2022, cerca de 20 mechas de cabelo já foram doadas a instituição responsável por arrecadar os fios e fazer perucas para pacientes em tratamento contra o câncer ou com alopecia.

De acordo com Rafaelli Leite, analista responsável pelo Mutirão Rural do Senar-MT, apesar de ainda não haver parceria oficial com alguma instituição, a possibilidade de doação de mechas atraiu a atenção das participantes. “As mechas arrecadadas são provenientes das diversas cidades que já passamos neste ano. O profissional pergunta sobre o interesse em doar e caso seja positivo ele faz o corte adequado”, destaca.

O Projeto Fios de Amor, de Rondonópolis, foi o escolhido para receber as doações por iniciativa da instrutora credenciada ao Senar-MT, Thayssa de Moraes. “Eu já fiz algumas doações do meu cabelo mesmo nessa ONG e quando vi no Mutirão que algumas meninas/mulheres cortavam um tamanho legal de cabelo e que podia ser doado, levantei essa ideia e começamos a informar sobre a possibilidade de doação. As participantes gostaram e doaram”, destaca.

Segundo a coordenadora do Projeto, Cleide Bastos, as doações são direcionadas ao Instituto Atitude na Cabeça em Curitiba, responsável por fazer perucas que são distribuídas em todo o Brasil. “Elas são destinadas a pacientes em tratamento com quimioterapia que perdem seus cabelos e pessoas que sofrem com alopecia. Não sabemos mensurar a quantidade de pessoas que já foram beneficiadas em seis anos de projeto”, destaca.

Para fazer uma peruca é necessário que as mechas tenham no mínimo 20 centímetros de comprimento. Mesmo assim, outros tamanhos são aceitos. “Acabamos recebendo com tamanho menor para fazer algum acabamento de franja ou mesmo alguma peruca bem curtinha”, afirmou Cleide.

Para ser doado, o cabelo deve estar limpo e seco, sem produtos finalizadores. Ao preparar o cabelo para cortar, deve ser amarrado com elásticos bem firmes em mechas pequenas. Depois devem ser armazenados em um recipiente limpo e levados a um dos locais de coleta.

Iniciativa – O Mutirão Rural acontece de forma itinerante em 2022 até o mês de agosto. Em maio, o programa irá passar por 14 municípios, incluindo a capital Cuiabá. As pessoas interessadas em doar os cabelos durante o evento devem se atentar ao preparo e cuidados acima, para que os fios estejam preparados no dia. Confira abaixo a programação do próximo mês:

Programação de maio

04/05 – Rosário Oeste – Comunidade Raizama

05/05 – Acorizal – Comunidade Tenda

06/05 – Nossa Senhora do Livramento – Comunidade Laginha de Cima

07/05 – Poconé – Comunidade Distrito do Chumbo

11/05 – Santo Antônio de Leverger – Comunidade Morrinho

12/05 – Planalto da Serra – Assentamento L3

13/05 – Chapada dos Guimarães – Comunidade Praia Rica

14/05 – Cuiabá – Distrito da Guia

18/05 – Apiacás – Comunidade Santa Terezinha

20/05 – Paranaíta – Comunidade Sombra da Manhã

21/05 – Nova Monte Verde – Comunidade São José do Apuy

23/05 – Colíder – Comunidade Marco de Cimento

25/05 – PA Vida Nova II

28/05 – Alta Floresta – Pista do Cabeça

Matérias Relacionadas