Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Parcerias ampliam conscientização de produtores na prevenção de incêndios florestais
CAPA

14 de maio 2021

Por: Leandro Abreu

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Ações educativas, realizadas entre Famasul, Reflore, Corpo de Bombeiros, Governo do Estado e produtores, estão construindo nova cultura no campo.

Um resultado de longo prazo, e de grande poder transformador. Assim são as diversas ações educativas desenvolvidas em parceria com entidades representativas de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de conscientizar produtores na prevenção de incêndios florestais. A percepção das mudanças no campo é do produtor rural, empresário, presidente da Reflore/MS, Moacir Reis. Confira no depoimento do #TransformandoVidas desta semana.

“Há muito tempo, o fogo era usado como uma técnica agropecuária dentro das propriedades. Hoje, isso está mudando, pois existe um trabalho sendo feito com os produtores, principalmente mostrando os benefícios das florestas, das pastagens, de todas as culturas. Sem os incêndios, ganha o solo, o meio ambiente, os animais, e a questão socioeconômica”, comentou Moacir.

Ele ressalta que os resultados positivos nas propriedades são fruto de diversas ações, como a 9ª Campanha Anual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, realizada em parceria entre Reflore, Sistema Famasul, Governo de MS, Corpo de Bombeiros, Ibama, entre outros. Outro parceiro é o Senar/MS, que oferece capacitações gratuitas sobre o tema, voltadas aos municípios da base florestal do estado.

“O Senar, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, oferece curso gratuito, e nós da Reflore, sempre acompanhamos de perto. São treinamentos específicos para produtores rurais, ofertados por meio de sindicatos rurais, e também capacitação direcionada às empresas do setor. Existem parcerias público-privadas sendo realizadas, e esperamos que nos próximos anos elas só aumentem”.

Com um trabalho constante, mesmo em longo prazo, Moacir acredita que a cultura do produtor rural sul-mato-grossense está mudando.

“É muito importante conscientizar o produtor, e essas parcerias são fundamentais para o setor agropecuário, pois geram cada dia mais integração. Nosso objetivo é diversificar os públicos, como por exemplo, chegar nas escolas, nos professores, nas crianças e suas famílias. Estamos falando de uma transformação de cultura, de uma transformação de vidas”, finaliza.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube , e reportagens sobre Incêndios Florestais em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’ .

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu