Logo CNA

Minas Gerais

Para vender bem: SENAR MINAS estreia curso piloto de Gestão Comercial

14 de março 2019

Por: SENAR MINAS

Juiz de Fora recebeu o curso piloto Gestão Comercial: Negociação e Comercialização. O evento reuniu 12 participantes, no Sítio Boa Vista, localizado no bairro rural de Varginha, que fica na divisa de Juiz de Fora com o município de Ewbank da Câmara.

Com 32 horas-aula, o curso tem como objetivo principal a preparação dos participantes para o mercado e para a venda dos produtos. O curso foi elaborado por três instrutores, José Geraldo da Silva Machado, Claudeci Rigueira de Sousa e Lúcio Flávio de Oliveira Gouvêa. “O curso foi uma demanda do superintendente do Senar Minas , Christiano Nascif, que percebeu a necessidade de qualificar o produtor rural também com relação à venda de seus produtos. Ensinamos a produção com muito foco em qualidade, mas era preciso ensinar ao produtor a dar valor e vender bem também”, afirma José Geraldo.

Entre os temas abordados o longo do curso estão características de comercialização no agronegócio, tipos de mercado e de concorrência, o cliente e suas necessidades, preço e valor do produto, técnicas de venda e de compra, negociação e comercialização, projeção de vendas e lucro, pesquisa de mercado, diferenciais competitivos, entre outros. “O curso conta com parte teórica e parte prática, onde os participantes colocam praticam o aprendizado por meio de dinâmicas. Ao final do curso, é criado um plano de vendas e marketing”, explica o instrutor.

Bons resultados

Segundo o participante Mauro Lúcio Spinelli, “foi excelente. Já participei de muitos cursos ao longo da minha vida, por isso posso falar sobre minha admiração pela excelência desse curso. Instrutor excepcional, conteúdo maravilhoso e participação integral da turma”. Ele conta que está há dez anos no mercado de vendas - hoje, administra um pequeno laticínio. “Estou começando a comercializar queijos e, por isso, montei uma equipe de vendas, e pretendo repassar as informações a eles. Inclusive, um dos vendedores, o Douglas, de 23 anos, também passou pela formação e, na semana seguinte, fechou a primeira venda no estado do Rio de Janeiro. ”

Quem também já colheu bons frutos depois de participar do curso foi Gilmar Costa Pandeló Guimarães, criador de gado Jersey. “Terminamos o curso em uma quinta-feira, no domingo fechei um excelente negócio. Apliquei tudo o que aprendi durante as aulas e o resultado surpreendeu minha família. No momento da venda, destaquei o valor do meu produto, negociei e vendi quatro animais. ” Segundo ele, que já participou de outros cursos oferecidos pelo Sistema Faemg / Senar Minas , como Inseminador e Pasteurização do Leite e Fabricação de Laticínios e Afins, “antes do curso, fazia tudo errado. Ficava enrolado na hora da venda e, já no início da negociação, oferecia desconto. Melhorei a genética dos meus animais e comecei a produzir queijos e iogurte graças aos cursos, mas faltava aprender sobre venda, por isso, foi fundamental”.

Outra participante, Jaciara Borges de Oliveira, produtora de leite em uma agroindústria familiar, classifica o curso como “um divisor de águas nas nossas vidas”. Ela relata que ficou muito interessada em participar porque “a maioria de nós, produtores rurais, trabalha duro, tendo base na herança cultural que recebemos de nossos avós, contudo, ficamos limitados porque sabemos como produzir com qualidade, mas não sabemos colocar no mercado com o real valor e, principalmente, não sabemos dar o nosso valor. Costumamos olhar apenas para dentro da porteira e, com cursos como esse, aprendemos a dar o devido valor aos nossos produtos e, principalmente, a nos valorizar”.

Para o instrutor, os relatos são importantes porque revelam a possibilidade de melhoria de renda e da qualidade de vida. “É muito gratificante ouvir deles que os bons resultados já eram verificados antes mesmo do curso terminar. ”

O evento é resultado da parceria do Sistema Faemg / Senar Minas com o Sindicato dos Produtores Rurais de Juiz de Fora. A mobilização foi de Andréia Aparecida Barbosa Vinha Fonseca e a supervisão foi feita pelo gerente regional do Senar Minas em Juiz de Fora Márcio Luiz Silva, que, juntamente com o instrutor, propôs algumas alterações para melhoria da qualidade do evento piloto.