Logo CNA

Santa Catarina

Ovinocultores do Planalto Norte participam de Encontro Regional
CNA IMAGEM PRINCIPAL4

Evento ocorreu na Cabanha Serra Alta, em Canoinhas, e contou com a participação de mais de 80 produtores

10 de janeiro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

As quatro turmas do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de ovinocultura do Planalto Norte catarinense estiveram reunidas, recentemente, em encontro regional que discutiu as tecnologias e biotecnologias aplicadas para melhorar a eficiência e os índices reprodutivos do rebanho. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), em parceria com os Sindicatos Rurais dos municípios (Sindicato de Canoinhas, Papanduva, Mafra e de São Bento do Sul).

O evento ocorreu na Cabanha Serra Alta, em Canoinhas, e contou com a participação de mais de 80 produtores dos seguintes municípios: Mafra, Itaiópolis, Doutor Pedrinho, Papanduva, Monte Castelo, Major Vieira, Três Barras, Canoinhas e Bela Vista do Toldo. Estiveram presentes o presidente do Sindicato Rural de Papanduva Miguel Iankoski , o presidente do Sicoob Papanduva Izeo Pitt , a supervisora regional do Senar/SC Carine Weiss, a supervisora técnica da ATeG, Taiane Caroline Plautz Pscheidt, técnicos da ATeG, entre outras lideranças.

“Buscamos demonstrar todas as biotecnologias da reprodução para tornar as propriedades ainda mais eficientes e estrategistas, ou seja, com o manejo reprodutivo bem planejado e elaborado. Além de aproveitar as melhores épocas do ano com quantidade abundante de pastagem, a iniciativa também possibilita a oferta de animais nas entre safras, incrementando o preço do kg da carne pago ao produtor”, explica Taiane.

O evento contou com quatro estações de palestras e os participantes foram divididos em quatro grupos para melhor aproveitamento da didática e das práticas realizadas. A primeira estação abordou o “Checklist de uma propriedade eficiente” e foi conduzida pela técnica de Campo Laura Muniz Arruda Pereira . A segunda, sobre “Custo da implantação de três partos em dois anos”, foi apresentada pela técnica de campo Rafaela Teixeira e a terceira foi apresentada pela técnica de campo Alana Castilho que falou sobre os “Protocolos Hormonais”.

Por fim, “Melhoramento Genético” foi o foco da apresentação do técnico de campo Sérgio Kluppel de Lima . A programação contou, ainda, com palestra sobre as “Biotecnologias da reprodução” com o médico-veterinário especialista em inseminação em ovinos, Mathias Mendes Araújo . “Com essas atividades foi possível mostrar toda a organização da propriedade para buscar ainda mais melhores resultados, tanto zootécnicos como financeiros, além de obter viabilidade de acordo com cada realidade”, finaliza Taiane.

ATEG OVINOCULTURA DE CORTE NO ESTADO

O Programa ATeG em ovinocultura de corte iniciou em 2016 e oportunizou atender 819 produtores. Neste ano, foram capacitados 16 grupos com 454 participantes em 80 municípios. Além do segmento de ovinocultura de corte são beneficiadas com a ATeG outras nove cadeias produtivas: agroindústria; agroindústria apícola; apicultura; bovinocultura de leite; bovinocultura de corte; fruticultura; maricultura; olericultura; e piscicultura.

De acordo com o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, desde 2016, quando os primeiros grupos começaram a ser atendidos, o programa capacitou mais de 12.100 produtores rurais de vários segmentos em 290 municípios. Ele avalia os resultados de forma positiva e realça que as propriedades catarinenses se tornaram excelentes exemplos de empreendedorismo e inovação no campo. “Os significativos resultados são realidade porque o produtor está cada vez mais interessado em obter conhecimentos e porque contamos com a dedicação de eficientes equipes e excelentes parceiros em todas as áreas”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi, destaca que as metas do programa incluem buscar a eficiência e a eficácia para elevar a renda e a produtividade dos produtores, elaborar o planejamento estratégico das propriedades e capacitar os trabalhadores para o empreendedorismo e a gestão dos negócios . “Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vez por mês, além de acompanhamento contínuo a distância e isso tem sido essencial para conquistar avanços em produtividade e gestão”.

A coordenadora da ATeG SC, Paula Coimbra Nunes, observa que, com o programa, o produtor explora novas ferramentas que potencializam o crescimento de seus negócios. “São dois anos de acompanhamento para aprimorar as técnicas e o gerenciamento, tornando a produção mais eficiente e lucrativa. As atividades são realizadas com grupos de 25 a 30 produtores organizados de acordo com a cadeia produtiva. É gratificante saber que os produtores valorizam e aproveitam essa oportunidade que hoje é motivo de orgulho para todos os envolvidos na concretização do programa”, conclui Paula.

Quem tiver interesse em participar do Programa ATeG, em uma das 10 áreas, pode entrar em contato com o Sindicato Rural de sua região.

Matérias Relacionadas