Logo CNA

Paraíba

"O sitio representa tudo. É onde estamos construindo o futuro de nossa filha", afirma casal de caprinocultores
Tecnico familia produtores

Assistência Técnica e Gerencial do Senar mudou vida de produtores na Paraíba

3 de abril 2023

Rodrigo Gonçalves voltou às suas origens familiares para cuidar do avô e descobriu sua vocação para caprinocultura. Hoje, ele é produtor rural no sitio Malhada do Umbuzeiro, em Santo André, no Cariri paraibano, mas cresceu no Ceará, onde já atuava na atividade agrícola. A pedido do pai, ele se mudou para Gurjão, município vizinho e tomou gosto pela região.

“Tive vontade de conhecer um pouco mais do local e em 2016 tomei a decisão de ficar e passei a morar sozinho na propriedade do meu pai, onde hoje moro com minha esposa e filha. Foi nessa mesma época que iniciei na caprinocultura com apenas dois animais e hoje eu trabalho para mim”, comentou o produtor.

Com a chegada da Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG), Rodrigo passou a se organizar melhor tanto em relação à estrutura de sua propriedade quanto em suas finanças. Há oito meses ele vem sendo acompanhado pelo técnico de campo, Flávio Gomes, que falou a respeito dos avanços do produtor nesse período de atendimento.

Senar apresenta Assistência Técnica e Gerencial e serviços da Faepa a produtores de Alagoa Nova

“Quando iniciei o acompanhamento de Rodrigo aqui no sitio, ele possuía uma estrutura mínima para lidar com a produção e agora nós estamos conseguindo implantar aos poucos um novo manejo e a adaptação das estruturas de ordenha, o cabriteiro e os seus currais de manejo com recursos retirados da propriedade, o que reduz os seus custos, mas que funciona de forma eficiente no gerenciamento do local”, disse o técnico.

Caso sucesso caprino rodrigo 750x500

Foi também ao longo dessa jornada que o produtor conheceu a sua esposa, Cristina Silva, que é parceira no dia a dia da propriedade. Ela reconhece que o sítio já conta com uma estrutura melhor, graças ao acompanhamento da ATeG. Para Cristina, a propriedade representa a construção de um futuro melhor e juntos o casal tem como objetivo trabalhar com o melhoramento genético dos animais e quem sabe expandir sua produção com maior qualidade de seus produtos, proporcionado um melhor retorno financeiro para eles.

“O nosso sitio representa tudo, é onde estamos construindo o futuro de nossa filha. Hoje nós temos 28 cabras, 13 delas em lactação. Quem sabe um dia nós chegaremos ao nível de ter nossa fazenda e produzir em grande escala”, falou a produtora.

Parceiros caso sucesso familia

A história de Rodrigo é um exemplo de como a assistência pode ajudar os produtores rurais a avançar em seus negócios rurais, através do acompanhamento técnico, das orientações para gerenciamento e das capacitações ofertadas pelo programa como destaca o secretário de agricultura de Santo André, Alex Barbosa.

“A entrada do Senar se dá em um processo de soma de esforços para fazer com que o produtor tenha cada vez mais acesso ao conhecimento e junto a isso o apoio do poder público. Percebi que sozinho enquanto prefeitura e secretaria de agricultura não seriamos capazes de contribuir para as transformações e mudanças necessárias, então o Senar se destaca pela sua capacidade técnica de convencer, conversar e construir junto aos produtores a organização do seu trabalho nas propriedades”, diz Alex

Ponto de vista que é reforçado pelo o presidente do Sindicato Rural de Gurjão que atende os produtores da cidade, Ubiratan Ramos. “Rodrigo tinha um objetivo na vida, que era ser produtor rural e conseguiu com a ajuda do Senar. Eu fico muito feliz em ver que estamos tendo a oportunidade de desenvolver a cadeia produtiva da caprinocultura aqui da região e agradeço muito ao sistema Faepa/Senar pelo suporte dado aos nossos produtores”, enfatiza Ubiratan.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarparaiba
senarpb.com.br

Matérias Relacionadas