O Brasil nos 25 maiores importadores de frango dos EUA
Por: Avisite
O quadro abaixo relaciona os 25 maiores importadores de carne de frango dos EUA em 2017 e, à guisa de comparação, mostra a participação brasileira nesse grupo de países importadores.
Entre eles, apenas seis países não receberam a carne de frango brasileira no ano que passou: Taiwan e Cazaquistão, na Ásia, e, bem mais próximos, Guatemala, República Dominicana, a caribenha Jamaica e a vizinha Colômbia.
Também entre eles, somente quatro participam do grupo de 10 principais importadores brasileiros: Hong Kong, África do Sul, Iraque e Emirados Árabes Unidos. Ou seja: estão ausentes do grupo de 25 maiores importadores dos EUA alguns dos principais importadores brasileiros como Arábia Saudita (número um no Brasil; 47ª nos EUA), China (3ª e 120ª, respectivamente) e Japão (2º e 26º, também respectivamente).
É interessante notar que o crescimento anual de 2,03% nas exportações de carne de frango dos EUA correspondeu a um adicional de 61.189 toneladas em relação ao que foi exportado em 2016. Pois bem: independente dos demais aumentos ou reduções observados, constata-se que 97% desse adicional (59.363 toneladas) foram proporcionados por um dos principais importadores da carne de frango brasileira: a África do Sul. Que, a despeito do aumento de 165% na importação dos EUA, aumentou as importações do Brasil em mais de 55%. E isto correspondeu a um adicional de 123.650 toneladas em relação a 2016.