Logo CNA

Minas Gerais

NovoAgro Ventures faz dois anos
Faemg banner

19 de maio 2022

Por: Sistema FAEMG

A venture builder mineira possui 12 startups em seu portfólio e pretende chegar a 20 até o final do ano, sendo uma grande ponte entre produtores e tecnologia no Brasil

Em junho de 2020 a porteira de Belo Horizonte se abriu para uma nova corporate venture builder, a NovoAgro Ventures , com foco em soluções tecnológicas para o agronegócio, as chamadas agritechs, startups com soluções para o agro.

A NovoAgro Ventures surgiu da união de forças da Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Sistema FAEMG), maior federação de agricultura e pecuária do país, com o Grupo FCJ, maior rede de venture building da América Latina. Juntas, além de serem as maiores acionistas da venture builder, criaram a NovoAgro para ser uma ponte entre produtores rurais, agroindústrias e soluções tecnológicas, de uma forma estruturada através do mapeamento de ambas as partes.

Com um modelo de investimento focado no Smart Money onde a rede de investidores não entra apenas com recurso, mas também com know how , outro grande diferencial da NovoAgro está na rede de investidores. São mais de 85 que têm paixão pelo agronegócio e com isto contribuem de maneira efetiva no sucesso das startups.

Além da rede de investidores com foco em agronegócio, a NovoAgro tem como principal ativo a conexão com o mercado alvo da startup e a oportunidade de validação do modelo de negócio das empresas, o product market fit, com acesso a produtores e agroindústria. Este é um dos maiores desafios de qualquer empresa em seu estágio de validação e a capacidade de gerar escala com acesso ao mercado.

Exemplificando essa questão: 90 % dos produtores rurais brasileiros são pequenos e médios e tem maiores desafios para acesso às novas tecnologias e é nesse segmento que atuamos principalmente, entendendo seus desafios, encontrando soluções e fazendo a conexão e acompanhando os resultados, gerando aumento de produtividade, diminuição de custos sempre com foco na sustentabilidade ambiental social e também econômica. A NovoAgro tem como principal propósito gerar valor para cadeia produtiva do agro, principalmente para o pequeno e médio produtor rural que é a grande base de produtores do sistema FAEMG.

“A NovoAgro é um ecossistema de soluções para o agronegócio onde temos produtores rurais, agroindústria, técnicos e investidores todos com o propósito de aumentar a produtividade de toda cadeia do agronegócio de maneira sustentável.”, afirma Leonardo Dias, CEO da NovoAgro.

Matérias Relacionadas