Mato Grosso do Sul
Notícias
Produtor atendido pelo Senar/MS investe na horticultura e quer incentivar outros agricultores
29 de setembro 2023Com fim do vazio sanitário, produtores rurais já podem iniciar plantio da soja
15 de setembro 2023Noite de alegria em posse de diretoria para o Sindicato Rural de Bataguassu no triênio 2023-2026
15 de setembro 2023Na estação mais seca do ano, hortas ficam produtivas e saudáveis com orientação técnica do Senar MS

Por: Ellen Albuquerque
Fonte: Assessoria de Comunicação
Queda na temperatura e clima mais seco. As características definem muito bem o outono no país, estação que exige cuidados redobrados na horticultura, principalmente com adubação e irrigação. Essas orientações fazem parte da metodologia da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) do Senar Mato Grosso do Sul, que é o tema da editoria Educação no Campo desta quarta (29).
Brócolis, couve-flor, tubérculos e legumes são mais consumidos quando o frio chega, já que, na culinária, são comumente preparados em versões quentes. Levando em consideração essa particularidade, algumas dicas fazem com que produtores rurais atendam à demanda de mercado neste período.
“Escassez de chuva exige mais água, mas e molhar é uma coisa, irrigar é outra. A irrigação é o equilíbrio, a garantia de que não vai faltar água no canteiro, que não haverá excessos, estresse hídrico. Isso pode afetar o desenvolvimento da planta e impactar no resultado final, explica o técnico de campo, Murilo Endo.
Ele acrescenta que a irrigação por gotejamento é a mais indicada, pois com essa ferramenta é possível fazer a fertirrigação, ou seja, disponibilizar o adubo junto com a água para que a planta receba todo o conteúdo no local correto.
Outra dica é cuidar da limpeza dos canteiros e da adubação. “É importante fazer uma limpeza, retirando as plantas invasoras, evitando o que chamamos de ‘concorrência’. Assim, as folhosas, por exemplo, poderão absorver melhor os nutrientes”, destaca.
No cultivo da alface, por exemplo, o diferencial é a qualidade. Apesar de, no inverno, o consumo de alimentos frios ser menor, algumas cultivares são sempre vendáveis. “Todos terão alface em quantidade suficiente para atender o consumidor, mas para ser competitivo é preciso obter uma alface mais bem formada, com coloração bonita e bem higienizada”.