Logo CNA

Minas Gerais

Mulheres do AgroNordeste investem em capacitação e querem negócio próprio

21 de março 2022

As mulheres do município de Novo Cruzeiro, região de grande potencial produtivo na atividade leiteira, participaram do curso de Laticínios para investir em uma produção própria, usufruindo das melhorias implementadas nas propriedades após o Programa AgroNordeste.

A técnica de campo Nivia Maria Fernandes Rocha conta que, no planejamento executado nas propriedades durante o programa, foram inseridas metas, como produção constante durante todo o ano e estímulo da participação das mulheres na geração de renda das fazendas. “Depois de aumentar o volume de leite, chegamos no momento de agregar valor aos derivados. A capacitação das produtoras possibilitou a diversificação dos produtos, renda extra e, principalmente, promoveu o empoderamento feminino”.

Mulheres do AgroNordeste investem em capacitação e querem negócio próprio

A produtora Roseli Ferreira Matos participou do curso e aprendeu a fazer ricota, iogurte, requeijão, além de melhorar a qualidade do queijo que produzia. Ela já enxerga melhoria financeira e está motivada com a nova fase. “Já trabalho sob encomenda e, pela terceira vez, envio queijos para Piracicaba. Antes, toda a produção de leite da propriedade ia para o laticínio, mas agora estamos retirando uma parte para produzir aqui mesmo”, contou. Roseli ressalta a satisfação de não ter que sair de casa para “fazer dinheiro”. “Estou ganhando sem trabalhar para os outros e sem ter que abandonar os afazeres domésticos”.

Outra produtora que vislumbra crescer com derivados do leite é Fabiana Ramos da Silva, que já participou do programa Negócio Certo Rural, também ofertado pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Novo Cruzeiro.

Além de aprender a fazer ricota, muçarela e queijo minas padrão, ela aprendeu processos de higienização. “Eu não sabia, por exemplo, que deveria usar um detergente próprio para a limpeza. Além de aperfeiçoar as minhas receitas, o curso foi muito bom para me trazer mais segurança sobre o que estou vendendo”, ressaltou.

O analista regional Cleberty Ferreira esteve em uma das aulas e ressaltou o importante papel das produtoras rurais nas propriedades. “Elas desempenham funções que vão desde a gestão e operação de máquinas até o planejamento de processos produtivos. Elas são dinâmicas e possuem características importantes para o agronegócio, com habilidades também em gestão de pessoas e financeira.”

Matérias Relacionadas