Logo CNA

Mato Grosso

Moradores da zona rural aprendem noções de primeiros socorros
07 03 jul dia de campo juscimeira

Moradores da zona rural estão aprendendo noções de como realizar os primeiros socorros em situações de emergência

7 de julho 2022

Conhecer os primeiros socorros pode salvar vidas. E em propriedades rurais, muitas vezes localizadas distantes dos centros urbanos e de atendimento médico, esse conhecimento faz a diferença. Produtores rurais de Juscimeira aprenderam nesta semana a como agir nos primeiros atendimentos em acidentes com vítimas.

Avaliação dos sinais vitais, reanimação cardiopulmonar (RCP) em casos de desmaio ou mal-estar, manobra de desengasgo, envenenamento por animais peçonhentos, acidente vascular cerebral (AVC) estiveram entre os assuntos abordados na teoria e na prática.

O coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT), Lícinio Tavares, foi quem ministrou a mini oficina durante o Dia de Campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

Segundo ele, cidadãos tanto da zona urbana quanto da zona rural precisam ter esses conhecimentos. “Às vezes, a pessoa pensa que é algo muito técnico e que pode ser feito só por profissional, mas em um simples treinamento como esse, você pode aprender a fazer procedimentos até o socorro médico chegar, garantindo a segurança da vítima e do socorrista”.

0

Os participantes aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas com base nas situações que já passaram. Para o produtor rural Gleiçoelio Anchieta, o ensinamento foi importante. “É muito bom saber dessas coisas, porque no mato também tem acidente e sabendo o que fazer, vamos poder agir até chegar o resgate”, afirma.

Capacitações – Além das oficinas ministradas em todos os Dias de Campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), o Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais oferta cursos de primeiros socorros. Os interessados devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende o seu município.

Selo

Matérias Relacionadas