Logo CNA

Mato Grosso

Moradores de Campos de Júlio aprendem receitas de derivados de milho
Whats App Image 2023 05 02 at 10 56 19 1

Capacitação coincidiu com o Dia Internacional do Milho, celebrado na semana passada

2 de maio 2023

Por: Comunicação/Senar-MT

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Na semana em que foi comemorado o Dia Internacional do Milho (24.04), dez moradores de Campos de Júlio aprenderam receitas com o alimento. O treinamento de Produção Caseira de Derivados do Milho, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural, foi concluído na sexta-feira, 28.04.

Com carga horária de 40 horas, a capacitação ensinou técnicas artesanais de produção dos derivados como: curau, farofa, bolinho, creme, canjica, biscoito etc. Além disso, o curso ensina sobre alimentação saudável e os benefícios nutricionais do alimento. O treinamento é ofertado de forma gratuita, graças aos recursos dos produtores rurais.

Para o presidente do Sindicato Rural de Campos de Júlio, Rodrigo Cassol, a importância dessa cultura para a sociedade ultrapassa a culinária. “Além de conhecer as diversas formas de utilização na alimentação e seus benefícios nutricionais, o milho é uma matéria prima para a produção de etanol, combustível altamente sustentável”.

Segundo a participante Sônia Maria Person, foram inúmeras as receitas aprendidas e que poderão ser comercializadas. “Aprendemos a fazer muitas coisas deliciosas que eu nem imaginava que poderia ser feito com milho, produtos bem nutritivos e de baixo custo para fazer, sem contar podemos inovar as receitas da nossa casa e também usar desse aprendizado para ter uma fonte de renda”, destaca.

Maria Cleide ampliou o seu portfólio de receitas e é só elogios. “Eu não sabia que dava para fazer tanta coisa com milho. Até então só sabia fazer milho refogado, curau e pamonha. Nunca imaginei que dava para fazer suco de milho ou brigadeiro de milho. Gostei muito”, afirma.

Parceria – Senar-MT e Sindicato Rural trabalham juntos para levar capacitação ao homem e à mulher do campo. Os cursos são ofertados sem custos aos participantes e os interessados devem procurar o Sindicato Rural que atende o seu município para verificar as turmas e datas disponíveis.

Em Campos de Júlio, o Sindicato Rural fica localizado na Avenida Valdir Massuti, N° 1069 Centro. O telefone para contato é o 65 3387-1152.

Fonte: Sindicato Rural de Campos de Júlio