Logo CNA

CNA participa de painéis no congresso da Abramilho
Abramilho1

Evento ocorreu na quarta (17)

17 de maio 2023
Por CNA

Brasília (17/05/202023) - A CNA participou de painéis no 1º Congresso da Abramilho e debateu, na quarta (17), temas como infraestrutura e logística, empreendedorismo e biotecnologia.

A assessora técnica da Comissão Nacional de Infraestrutura e Logística da CNA, Elisangela Pereira Lopes, participou do painel “Infraestrutura: o principal gargalo para o crescimento do milho no Brasil’.

“Sem dúvida a agropecuário brasileira é competitiva da porteira para dentro, mas para superar os desafios logísticos é preciso haver políticas de estado e investimento em infraestrutura como, por exemplo, a continuidade da BR do Rio e de autorizações de ferrovias para melhorar a matriz de transporte brasileira”, declarou.

Apesar das safras de grãos cada vez maiores, Elisangela ponderou que a capacidade de armazenagem precisa ser ampliada. “A armazenagem não acompanha o desempenho espetacular do agronegócio brasileiro”.

O painel, mediado pelo jornalista da Folha de S. Paulo, Mauro Zafalon, contou ainda com a participação do secretário da Câmara Temática de Infraestrutura do Agronegócio do Mapa, Carlos Alberto Nunes Batista; do vice-presidente da Aprosoja/MT, Lucas Berber; e do diretor da Abramilho, Paulo Bertolini.

O coordenador de Inteligência Estratégica do Instituto CNA, Diego Humberto de Oliveira, foi um dos palestrantes do painel ‘Empreendedorismo: novas empresas e a mão de obra do futuro’.

Ele ressaltou que as novas habilidades para atuar no campo vão depender da interação entre inteligência setorial, tendências de consumo e a digitalização na agropecuária.

“A mão de obra do futuro resultará do desenvolvimento das habilidades digitais no campo, além das possíveis mudanças nos modelos de negócios agropecuários causadas por novas tendências de consumo. Nesse sentido, o Sistema CNA/Senar atua na estruturação de estratégias para capacitar os produtores e trabalhadores rurais e difundir as tecnologias mais adequadas para cada perfil de produção”.

Alguns exemplos, como explicou o coordenador, são a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar e o HUB CNA Digital.

Esse debate contou com a participação da a analista de competitividade do Sebrae, Claudia Stehling e foi mediado pelo diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira.

O debate ‘Biotecnologia: o mundo pode se alimentar sem ela?’ foi mediado pelo presidente da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli.

Na parte da manhã, o Sistema CNA/Senar participou da abertura do evento: https://www.cnabrasil.org.br/noticias/sistema-cna-senar-participa-da-abertura-do-1o-congresso-da-abramilho

Assessoria de Comunicação CNA

Fotos: Wenderson Araujo

Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte