Mato Grosso do Sul
Notícias
Sustentabilidade: Mato Grosso do Sul é o maior estado em área de sistemas integrados de produção na agropecuária
16 de agosto 2022Famasul lança programa de benefícios que oferece vantagens exclusivas para produtores rurais de MS
15 de agosto 2022Número de apicultores atendidos pelo Senar/MS cresce 52% e ajuda a impulsionar cadeia em MS
15 de agosto 2022Mais de 85% dos produtos comercializados na Ceasa/MS são importados

Levantamento do Sistema Famasul aponta que frutas e olerícolas são adquiridas de outros estados
Por: Vitor Ilis
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul
Um estudo técnico realizado pela Famasul apontou que mais de 85% dos produtos comercializados pela Ceasa/MS (Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) são importados de estados vizinhos. O levantamento também utiliza dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), entre 2020 e 2022, destacando os itens mais produzidos no estado.
De acordo com a analista técnica do Sistema Famasul, Laura Cortez, existe espaço para o aumento da horticultura em Mato Grosso do Sul. "Somos destaque na produção de carnes, grãos, cana-de-açúcar e produtos florestais, mas a produção de hortifrútis no estado é ainda pequena. Porém, há um potencial para expansão da fruticultura e olericultura, visto que existe demanda e boa rentabilidade da atividade, mesmo em pequenas áreas”, explica.
Segundo as informações da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, o sul-mato-grossense consumiu 28,7 e 26,4 quilos de hortaliças e frutas respectivamente em um ano, entre o período de 2017 a 2018, sendo o 4º maior estado consumidor de hortaliças e 12º em frutas.
Mato Grosso do Sul teve aproximadamente 44 mil hectares de área colhida em hortifrúti no ano de 2020. A mandioca aparece como a maior cultura produzida, com mais de 39,9 mil hectares, seguida pela melancia, com 1,2 mil ha; a banana ocupa cerca de 1,2 mil ha; e a laranja com mais de mil hectares. Na Ceasa/MS as maiores comercializações em volume são de banana, tomate, batata, laranja, melancia e cebola. Entre os estados que mais fornecem estão: São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
“O produtor rural ainda conta com o auxílio da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS gratuita, além de diversos cursos nesta área para se capacitar e poder ingressar na atividade”, finaliza, Laura.
Quer saber mais sobre a produção de frutas e olerícolas de Mato Grosso do Sul? Acesse aqui o Estudo Técnico realizado pela Famasul.

Sustentabilidade: Mato Grosso do Sul é o maior estado em área de sistemas integrados de produção na agropecuária
Reportagem Especial

Famasul lança programa de benefícios que oferece vantagens exclusivas para produtores rurais de MS
Mais de 40 empresas já estão credenciadas no Famasul Vantagens, com descontos e condições de negociação diferenciadas para clientes do agro

Número de apicultores atendidos pelo Senar/MS cresce 52% e ajuda a impulsionar cadeia em MS
Número de apicultores atendidos pelo Senar/MS cresce 52% e ajuda a impulsionar cadeia em MS

Com auxílio do Senar/MS produtor de leite transformou até 70% do rebanho com IATF
Por meio de cursos e Assistência Técnica e Gerencial, bovinocultor de leite aumenta a produção com manejo e genética.