Piauí
Notícias
Em Corrente, produtores de melancia melhoram produção e renda familiar após a chegada da ATeG do Senar
17 de fevereiro 2023Propriedade no Semiárido gera lucro e qualidade de vida em Coronel José Dias
17 de fevereiro 2023Senar abre mais duas turmas de aprendizagem rural no sul do Piauí
23 de janeiro 2023Mais de 800 pessoas foram beneficiadas com programa saúde no mês de maio no Piauí

O Senar tem um programa voltado para o produtores e trabalhadores rurais e suas famílias com consultas e exames médicos, mutirões de saúde tem feito a diferença em muitos municípios
Levar saúde e educação para o homem e mulher do campo para gerar oportunidade de educação para a promoção da saúde e prevenir doenças, esses são os principais objetivos dos Programas Saúde do homem e da Mulher realizados pelo sistema FAEPI/SENAR.
Cerca de 800 produtores rurais já foram beneficiados pelo programa somente no mês de maio no Piauí, com atendimentos de médicos especialistas nos municípios de Nossa Senhora de Nazaré e Regeneração.
“O programa saúde do homem e da mulher rural é um programa que tem contribuído muito para mudar e melhorar a qualidade de vida do nosso público rural. O Programa Saúde do Homem é um programa de prevenção ao câncer de próstata e o Programa Saúde da Mulher é um programa de prevenção ao câncer de cólo do útero”, explica a gerente técnica do SENAR, Márcia Borges.
Através do programa, as mulheres tiveram atendimento ginecológico e realizaram exames preventivos. Além do câncer de colo do útero, a médica ginecologista Andreia Reis chama a atenção para a prevenção do câncer de mama, pois muitas mulheres chegam aos 60 anos sem ter realizado o autoexame.
“a prevenção do colo de útero a maioria já realiza com frequência, mas a mamografia muitas chegam com 60 anos ou mais sem nunca ter realizado. Então é uma paciente que já está passando da faixa de rastreio, que já perdeu aí pelo menos 10 anos de prevenção, chegam sem o acompanhamento adequado. O evento é uma oportunidade de regularizar isso, da gente fazer esse contato inicial!, explica a ginecologista.
Já os homens tiveram consultas com médicos urologistas com o objetivo de alertar sobre o câncer de próstata. “Ontem era um exame que chamava muita atenção, era de uma resistência enorme, mas hoje a gente está vendo que os homens estão cada vez mais se conscientizando desde exame de próstata (corta e continua já na outra pergunta) , principalmente nas cidades longínquas que tem a dificuldade do homem em procurar a urologia de uma capital, então gratuitamente estamos vendo a procura a um trabalho de qualidade”, completou o médico urologista Dilson Barbosa.
E o SENAR Piauí tem inovado o projeto e ofertando ainda mais atendimento especialidades médicas para a população, como o atendimento de ortopedia e a realização de exames de Raio X e Ultrassonografia.
“A nossa inovação principal, hoje, é trazer médicos ortopedistas com um caminhão que estamos realizando raio X a quem realmente está precisando e também uma médica especialista em ultrassonografia”, contou o superintende do SENAR, Diego da Paz.
O sistema FAEPI/SENAR além de capacitar o homem e a mulher do campo através dos cursos profissionalizantes e técnicos, ainda realizam diversas ações sociais para melhorar a autoestima, a saúde e a qualidade de vida no campo.

Em Corrente, produtores de melancia melhoram produção e renda familiar após a chegada da ATeG do Senar
Com cinco meses, eles já obtêm bons resultados

Propriedade no Semiárido gera lucro e qualidade de vida em Coronel José Dias
Resultados foram apresentados no último dia 9

Senar abre mais duas turmas de aprendizagem rural no sul do Piauí
Cursos acontecem em Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro

Senar Piauí abre credenciamento para pessoas jurídicas
As inscrições do credenciamento são gratuitas, por tempo indeterminado, e devem ser feitas no site do Senar Piauí.