Logo CNA

Santa Catarina

Mais de 360 produtores rurais foram capacitados para o uso seguro e eficiente da energia elétrica em propriedades rurais em 2022
CNA IMAGEM PRINCIPAL1

Iniciativa teve início em 2021 como projeto-piloto e foi implementada em 2022 com a concretização de 25 treinamentos

1 de fevereiro 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

Promover a segurança no campo e transmitir conhecimento aos produtores rurais sobre o uso eficiente da energia elétrica é o foco de um projeto da Cooperativa Central Aurora Alimentos (Aurora Coop), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) e da Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER). A iniciativa teve início em 2021 como projeto-piloto e foi implementada em 2022 com a concretização de 25 treinamentos, que capacitaram mais de 360 pessoas. O programa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais dos municípios onde é realizado o programa Encadeamento Produtivo.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC , José Zeferino Pedrozo , enfatiza que a iniciativa é fundamental para promover o desenvolvimento do campo, pois além de aumentar a segurança por meio de orientações sobre prevenção de possíveis acidentes envolvendo equipamentos elétricos, auxilia na redução de custos. “Uma boa instalação nas unidades produtivas melhora a eficiência energética, gera economia significativa na conta de luz e, consequentemente, traz resultados financeiros aos produtores”, reforça.

A demanda surgiu após um diagnóstico realizado em 2021 por meio do Programa “Encadeamento Produtivo Aurora Coop: Suínos, Aves e Leite”, desenvolvido com a parceria do Sebrae e outras instituições, que identificou oportunidades de melhorias no aspecto relacionado à segurança do produtor rural no campo.

O assessor de suinocultura da Aurora Coop, Sandro Luiz Treméa , explica que após realização do projeto-piloto com treinamento na Alfa em Coronel Freitas, o cronograma de capacitações foi validado. Em 2022 colocamos em prática os eventos e tivemos retornos muito positivos das cooperativas. Para este ano, as expectativas são as melhores e as atividades seguem com 22 treinamentos programados”.

De acordo com o engenheiro eletricista e instrutor do FCTER, Fernando Vieira da Rocha, o curso oportuniza transmitir aos produtores conceitos básicos de eletricidade e, principalmente, sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica em propriedades rurais.

“O treinamento não visa capacitar o produtor no desenvolvimento de serviços em instalações elétricas, mas permitir que conheça os princípios de funcionamento das instalações mais comuns em propriedades rurais que têm como atividade produtiva a criação se suínos, aves e bovinos. Também leva conhecimento dos riscos que oferecem as instalações elétricas quando são executadas em desacordo com as normas técnicas e de segurança ou quando são mantidas em mau estado de conservação. Também ministramos noções e conceitos de eficiência energética aplicados às instalações elétricas em propriedades rurais”.

Encadeamento Produtivo

O “Encadeamento Produtivo Aurora Coop: Suínos, Aves e Leite” é desenvolvido em Santa Catarina com as parcerias do Sebrae, do Senar, do Sescoop, do Sicoob, da Cooperalfa, da Itaipu, da Auriverde, da Coolacer, da Copérdia, da Caslo, da Cooper A1 e da Coopervil. No Rio Grande do Sul, conta com a parceria do Sebrae, do Sicredi, da Cooperalfa, da Cooper A1 e da Copérdia. No Paraná participam o Sebrae, a Cooperalfa, a Copérdia e a Cocari e, no Mato Grosso do Sul, Sebrae, Cooasgo e Cooperalfa.

Matérias Relacionadas