Logo CNA

Minas Gerais

Cemig é orientada sobre problemas dos produtores
Destaque noticias CNA 1547 x 479px 6

Sistema Faemg/Senar, Cemig e sindicatos de produtores rurais avançam para encurtar a distância entre produtor e concessionária quando o assunto são os problemas na rede elétrica

1 de março 2024

Por: Ascom Sistema Faemg Senar

Fonte: Sistema Faemg Senar

No encontro, conduzido pelo vice-presidente Secretário Ebinho Bernardes e pelo vice-presidente de Finanças Renato Laguardia, e acompanhado pelo gerente de Agronegócio do Sistema, Rafael Rocha, e o gerente de Relações Institucionais e Governamentais, Altino Rodrigues, a assessora técnica Aline Veloso apresentou as regiões mais críticas em problemas com a rede elétrica e as cadeias mais sensíveis a eles, especialmente avicultura, suinocultura e pecuária leiteira. Ela acrescentou que, em época de pós-colheita, atividades da fruticultura e olericultura são comprometidas e a cafeicultura também fica vulnerável, devido ao intenso uso de secadores.

A partir da esquerda: Renato Laguardia; Altino Rodrigues, Caio Coimbra, Ebinho Bernardes, Aline Veloso, Rafael Rocha, Ernando Braga, Pollyana de Faria e Douglas Viana A partir da esquerda: Renato Laguardia; Altino Rodrigues, Caio Coimbra, Ebinho Bernardes, Aline Veloso, Rafael Rocha, Ernando Braga, Pollyana de Faria e Douglas Viana

Pela Cemig, estiveram presentes o superintendente de Serviços Emergenciais, Comerciais e Manutenção, Ernando Braga; a gerente de Relacionamento com Clientes, Pollyana Jeruza de Faria; e o coordenador do projeto de estruturação de bases operacionais da Cemig, Douglas Viana. Representando o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estava o subsecretário de Política e Economia Agropecuária, Caio Coimbra.

O grupo concluiu que o esforço para solucionar as reclamações passa pela orientação para os registros e notificações diretamente à distribuidora e atualização cadastral dos produtores rurais e, por isso, o trabalho conjunto com os Sindicatos Rurais é fundamental. Para isso, as entidades planejam reuniões com as associações de Sindicatos para alinhamento e informações. Esse esforço conjunto vai permitir que a Cemig consiga saber exatamente quem são, quantos são, o que produzem e onde estão os produtores e suas demandas, bem como medidas para resolver com mais rapidez as emergências e problemas na rede elétrica.

Renato Laguardia e Ebinho Bernardes ressaltaram que o Sistema Faemg Senar está à disposição para reforçar a campanha de recadastramento da Cemig com ações educativas e informes nos eventos da entidade. Ainda, se ofereceram para capacitar as equipes de atendimento da concessionária para que eles conheçam as peculiaridades do campo, como nomes de equipamentos, termos técnicos e regionalismos. Ainda estão sendo preparadas cartilhas e outros materiais informativos que serão direcionados aos produtores rurais, inclusive por meio eletrônico.

Matérias Relacionadas