Minas Gerais
Mais capacitação para profissionais do Mangalarga Marchador
Capacitação de novos instrutores ocorreu na sede da associação
Por: ASCOM SISTEMA FAEMG SENAR
Fonte: SISTEMA FAEMG SENAR
A parceria entre o Sistema Faemg Senar e a Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) teve a sua primeira capacitação de profissionais de equideocultura na última semana no Parque da Gameleira. O objetivo é capacitar membros da associação na metodologia já consolidada do Senar para atuarem na formação profissional.
Além disso, a parceria tem o objetivo de promover cavalgadas temáticas nas regiões que tenham vocação para o turismo rural e capacitações de Formação Profissional Rural, programas especiais de Formação por Competências e Agente de Turismo Rural, Ensino a Distância e outras atividades ofertadas pelo Sistema Faemg Senar voltadas à equideocultura.
Para o zooctenista Getúlio Ribeiro da Silva, que é inspetor técnico da ABCCMM no Centro-Oeste do país, o setor só tem a ganhar. “A associação está atenta a esse gargalo de deficiência de mão de obra qualificada. A parceria veio para nutrir essa necessidade de capacitar e formar profissionais de alto nível para a gente deixar no mercado pessoas que têm compromisso com o segmento”.
O gerente de Formação profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Wander Magalhães, ressaltou que a metodologia de ensino do Senar tem proporcionado grandes resultados. “A equideocultura e o mercado que ela movimenta são muito importantes e temos interesse em investir na cadeia. A parceria com a Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador vai engrandecer muito esse processo porque já é um ícone e tem um trabalho já consolidado no mercado”, acrescentou.
Desde o ano passado, a ABCCMM tem investido no aprimoramento dos profissionais da área técnica. “A oportunidade da capacitação metodológica para novos instrutores, promovida pelo Sistema Faemg Senar, certamente enriquece todo o corpo docente que atua na formação de competência de mão de obra, não somente no setor da Equideocultura, mas em todo o Agro. É uma honra para a Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador levar, em breve, mão de obra qualificada para o mercado com formação proveniente dessa parceria”, destacou a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez.
O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr. acredita que as ações são estratégicas para o desenvolvimento da equideocultura. “Essa iniciativa certamente poderá representar ganhos para o aperfeiçoamento da gestão, formação e qualificação de pessoas e modernização dos negócios. Temos certeza de que juntos também vamos estimular e fomentar o turismo rural por meio das cavalgadas temáticas com os cavalos da raça Mangalarga”, avaliou.
Saiba mais sobre a parceria, clicando aqui .