Logo CNA

Sergipe

Jovens iniciam curso de aprendizagem rural na fruticultura em Itaporanga d'Ajuda
Whats App Image 2023 04 17 at 10 11 34

Programa tem o objetivo de profissionalizar jovens do meio rural, com idade de 18 a 24 anos

17 de abril 2023

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar Sergipe começou uma nova turma da Aprendizagem Rural nesta segunda-feira (17), no povoado Sapé, município de Itaporanga D’ajuda. Os jovens aprenderão teoria e prática na área de fruticultura, durante o período de aproximadamente um ano, em parceria com a empresa Maratá.

“A qualificação da mão de obra no campo é uma das missões do Senar Sergipe, quando jovens que estão próximos de buscar uma vaga no mercado de trabalho, já saem com experiência e conhecimento necessários”, lembra Ivan Sobral, presidente do Sistema Faese/Senar.

A empresa parceira desta turma é a Maratá, no segmento da citricultura. Para Fábio José, técnico em Segurança do Trabalho da Maratá, a capacitação é uma importante oportunidade para o futuro desses jovens. O jovem Gustavo Neves entende a necessidade do conhecimento no setor que se desenvolve a cada dia e garante que vai aproveitar ao máximo a oportunidade.

O Programa de Aprendizagem Rural tem o objetivo de profissionalizar jovens do meio rural, com idade de 18 a 24 anos incompletos, que estejam cursando ou concluído o ensino médio, permitindo-lhes desenvolver atividades controladas em ambiente protegido, nos termos da Lei da Aprendizagem 10.097/00, que prevê que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratar com carteira assinada adolescentes e jovens de acordo com o percentual exigido na empresa.

Os jovens foram selecionados pela empresa, e participarão do curso recebendo uma bolsa de meio salário-mínimo. A carga horária varia entre 800 e 960h, sendo parte das aulas do núcleo básico, específico e prática profissional na empresa.

A empresa que contribui para arrecadação do Senar e deseja cumprir a cota de Aprendizagem Rural, deve entrar em contato com o Senar Sergipe. Para fazer o cadastro, a empresa rural deverá enviar e-mail para saymo@senarsergipe.orb.br com cópia para carla@senarsergipe.org.br .

Matérias Relacionadas