Logo CNA

Mato Grosso

Jovem consegue emprego no campo após ser destaque no Colheita de Talentos
08 17 ago historia dani junior sapezal 12 scaled

Dani Locatelli Junior, egresso do Senar-MT, conquistou uma vaga como operador de máquinas em Sapezal

6 de outubro 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Determinação, dedicação e muito estudo. Estes são os ingredientes que contribuíram para a realização do sonho de Dani José Locatelli Junior, de apenas 19 anos. A idade ainda é pouca, mas a responsabilidade já é bem grande. Ele é operador de máquinas pesadas e trabalha na Fazenda Siriema, do Grupo Locks, em Sapezal. Locatelli, como é popularmente chamado conduz uma colheitadeira de milhões de reais. De longe ele olha e aponta: “aquela é a ‘minha’ máquina”, diz ele se referindo a colheitadeira com a qual trabalha.

Locatelli conta ainda que é com a checagem de uma lista de itens na máquina e a limpeza de alguns componentes que começa o trabalho do dia. O sonho do jovem começou a se tornar realidade depois de fazer o primeiro curso de operação de máquinas ofertado pelo Sindicato Rural de Sapezal, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), com o apoio do Grupo Locks.

0

Ele já concluiu quatro cursos ofertados pelo Senar-MT, em parceria com os Sindicatos Rurais. Nascido em Cuiabá (MT), ele viajou 520 quilômetros para começar a colher os frutos do conhecimento adquirido. “A expectativa é de aprender cada vez mais”, afirmou o jovem que foi destaque na Colheita de Talentos, uma plataforma desenvolvida para unir a mão de obra qualificada pelo Senar-MT com as vagas disponíveis no mercado de trabalho.

Apesar da pouca experiência, Locatelli já tem alcançado indicadores de destaques. Ele tem números que o coloca entre os operadores mais experientes. O gerente agrícola do grupo Locks, Marco Antônio Dornelles enfatiza que receber um jovem já capacitado é gratificante para a empresa. “Esta parceria com o Senar-MT garante a transformação na vida das pessoas. O Locatelli viu a oportunidade, correu atrás e agora integra nosso time. Estamos cheios de expectativa”.

Ao ouvir a história do jovem que tem se destacado entre os operadores da fazenda Siriema, o superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, mais conhecido como Chico da Pauliceia, fez questão de conhecer o rapaz. Chico disse que é sempre uma satisfação ver a transformação que o Senar-MT causa na vida das pessoas.

Ao encontrar o “time” da fazenda Siriema, Chico soube que os 30 operadores de máquinas do grupo já fizeram alguma capacitação pelo Senar-MT. “É uma satisfação ver que o profissional capacitado faz a diferença nas propriedades rurais”.

Pelas capacitações do Senar-MT, Dani totalizou 224 horas de carga horária de conhecimento. Ele participou dos cursos de operação de tratores agrícolas, aplicação de agrotóxicos utilizando pulverizador autopropelido, operação de colheitadeira de grãos e mecânico de tratores.

Além dos cursos ofertados pelo Senar-MT, o jovem também adicionou ao seu currículo digital, capacitações realizadas fora da instituição. Segundo o coordenador do Senar-MT, Willian Basili, quanto mais informação, maior o destaque do candidato na plataforma. “Alunos que tiveram notas altas durante os cursos, possuem bastante carga horária de treinamento e um currículo complementar chamam mais atenção dos recrutadores”.

0

Colheita de Talentos – Dados de agosto de 2022 informam que mais de 80 empresas do agro estão cadastradas na plataforma desenvolvida pelo Senar-MT. Ao todo, 21 vagas de emprego já foram divulgadas dentro do programa.

A plataforma está disponível para acesso de todos os egressos da instituição que podem editar seus dados complementares. Empresas do agro também podem se autocadastrar e verificar se há candidatos com o perfil desejado para as vagas abertas no mercado de trabalho.

Selo

Matérias Relacionadas