Logo CNA

Sergipe

Instrutores do Senar/SE participam de treinamento na área de irrigação
DSC 0096

5 de setembro 2019

Por: Do Senar/SE

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe – Senar/SE realizou nos dias 3 e 4 de setembro treinamento para instrutores da área de irrigação. O objetivo da capacitação é padronizar as metodologias utilizadas pelos instrutores.

Segundo o gerente técnico do Senar, Saymo Fontes, a irrigação é responsável por 71% do consumo de água no mundo. O uso eficiente dos recursos hídricos na irrigação é muito importante pelo alto impacto ambiental para o meio ambiente, por isso a importância de capacitar os instrutores e padronizar as metodologias eficientes para que o produtor possa utilizar o seu sistema de irrigação de forma eficiente.

“Este treinamento tem por objetivo nivelar entre os instrutores as metodologias e conhecimentos ligados ao sistema de irrigação, além de capacitá-los para instalar o sistema de reuso que será adotado nas sete unidades demonstrativas, que serão instaladas nos municípios atendidos pelo programa Sertão Empreendedor”, afirma Saymo.

A instrutora Paula Yaiguiu trabalha há alguns anos com irrigação por gotejamento em pequenas propriedades e destacou que o treinamento trouxe alternativas de áreas que podem ser trabalhadas na irrigação.

“Essa capacitação despertou outras áreas, não só a irrigação por gotejamento como também a fertirrigação, o custo da implantação que é uma informação que os médios e pequenos produtores não possuem”, pontuou.

Para a instrutora Nair Regina dos Santos, o treinamento foi um momento de revisão e troca de conhecimento. “O primeiro momento foi de revisão de tudo o que foi visto na universidade e aprofundar o conhecimento. Foi um momento de troca de conhecimento. Ministro três cursos na área de irrigação na Aprendizagem Rural e hoje foi um momento de troca”.

Matérias Relacionadas