Logo CNA

Instituto CNA capacita técnicos do Projeto Forrageiras para o Semiárido
39985636474 e2b325af19 c

Evento online acontece até quarta

20 de junho 2022
Por Instituto CNA

Brasília (20/06/2022) – O Instituto CNA promove até quarta (22) o I Curso de Capacitação dos Técnicos, voltado para quem atua no Projeto "Forrageiras para o Semiárido”. O treinamento começou na segunda (20).

O objetivo da iniciativa é alinhar o entendimento, as ações e as coletas de lavouras de sorgo forrageiro plantadas nas Unidades de Referência Tecnológica (URT´s) que receberão novilhas leiteiras e ovinos, visando suporte forrageiro para a manutenção da capacidade do pasto durante o período seco do ano.

Curso tecnicos FPS

A abertura do evento online contou com a participação do coordenador do Projeto Forrageiras para o Semiárido, Humberto Miranda; da chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Ana Clara Cavalcante; do pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos, Roberto Pompeu; e do pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Henrique de Souza, além de representantes de Federações da região Nordeste e da equipe do ICNA, especialmente os técnicos de campo.

Humberto Miranda (foto) destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento da pecuária nos nove estados do Nordeste e no Norte de Minas Gerais que fazem parte do semiárido. Ele também ressaltou o papel fundamental dos técnicos de campo para que as pesquisas possam trazer resultados efetivos, com espécies forrageiras mais adaptadas à região.

Humberto Miranda

Hoje, os temas abordados foram "Noções básicas sobre coleta de solo, interpretação de análise de solo, recomendação de adubação e exportação de nutrientes” e “Formação e manejo de cultura anual para ensilagem e dimensionamento da cultura anual em relação ao rebanho”.

A programação prossegue amanhã (21) com a palestra “Silagem como suplemento volumoso e dimensionamento de silo (trincheira e superfície) em relação ao rebanho”. Na quarta (22), o assunto será “Técnicas para avaliação de culturas anuais, de silagem e de culturas cactáceas”.

Os instrutores do curso são o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Aníbal Coutinho do Rêgo; o pesquisador da Embrapa Meio-Norte, Henrique Antunes de Souza; o professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), João Carlos Medeiros; o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Magno José Duarte Cândido; o pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos, Roberto Cláudio Fernandes Franco Pompeu; e o pesquisador da Embrapa Semiárido, Tadeu Vinhas Voltolini.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas