Bahia
Notícias
Insegurança no campo preocupa produtores baianos

Categoria se une para traçar alternativas para reduzir ocorrências na zona rural

Produtores rurais de diferentes regiões da Bahia se reuniram, nesta terça-feira (20), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), para discutirem estratégias de segurança no campo. O encontro foi motivado pelas últimas ocorrências de roubo, furto e até violência contra produtores e trabalhares rurais em suas propriedades. Nesta época do ano aumenta consideravelmente o número de ocorrências, tendo como principais alvos dos criminosos o gado. Além dos roubos de bens e produtos, também há registro de depredação do patrimônio.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Faeb, Humberto Miranda, e contou com a participação do presidente da Confederação da Agropecuária do Brasil (CNA), João Martins, que veio de Brasília para integrar a discussão, manifestando a sua preocupação com o cenário atual.
“Precisa organizar o produtor para proteger a nossa produção. Essa mobilização é o primeiro passo para se pensar estratégias de como implantar um ambiente de segurança no campo. Daqui sairemos com alguns encaminhamentos, entre eles, estabelecer um diálogo com o governo, através da Secretaria de Segurança Pública do Estado, a fim de levar o patrulhamento policial às regiões produtivas, como forma de inibir a criminalidade”, pontuou Miranda.
Juntas, a Federação e a Confederação irão contratar, a partir de janeiro próximo, uma consultoria especializada para fazer o levantamento da situação na Bahia e propor soluções, a exemplo do que tem sido feito em outros estados da Federação.