ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Inscrições do Prêmio CNA Brasil Artesanal da cerveja vão até 15 de setembro
Cerveja05 09

Produtores devem acessar site do Sistema CNA/Senar

5 de setembro 2024
Por CNA

Brasília (06/09/2024) – Produtores de cerveja de todo o Brasil podem se inscrever até 15 de setembro no Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024. O objetivo do concurso é valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor ao produto.

Acesse o regulamento e faça a sua inscrição no link .

O concurso vai premiar cervejas nas categorias Ale (alta fermentação) e Lager (baixa fermentação). Cada produtor poderá inscrever dois rótulos, um em cada categoria.

A premiação é voltada para quem tem produção anual total de até cinco milhões de litros. Os participantes devem preencher e assinar o Termo de Autodeclaração de volume de produção anual de cerveja, e atender à legislação brasileira.

O prêmio é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Sebrae, Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e Papo de Sommeliere.

Curiosidades – Os organizadores do concurso prepararam uma série de curiosidades sobre a cerveja, que tem uma rica história científica e cultural. Uma delas é a de que a cerveja é a bebida mais antiga do mundo.

Os primeiros registros datam de mais de sete mil anos atrás, na antiga Mesopotâmia. Durante a Idade Média, a cerveja era considerada mais segura para beber do que a água, porque o processo de fermentação matava muitos micróbios nocivos à saúde.

Os egípcios antigos consideravam a cerveja uma bebida sagrada. Registros apontam que a bebida era tão valorizada que os trabalhadores que construíram as pirâmides eram pagos com cerveja.

Ao longo dos anos, a diversidade foi tomando conta das cervejarias de todo o mundo. Existem mais de 100 estilos diferentes de cerveja, cada uma tem um perfil de sabor e um método de produção único.

Mas trazendo para a mesa do brasileiro, o grande dilema é ter ou não “colarinho”. Os especialistas explicam que a espuma na cerveja não é apenas estética. Ela ajuda a capturar os aromas, proporciona uma textura agradável e protege a cerveja do oxigênio, mantendo-a fresca por mais tempo. Então, sempre com “colarinho”.

O Brasil tem mais de 60 mil marcas de cerveja registradas no Ministério da Agricultura. Esse número é maior que o de toda a Europa. A República Tcheca lidera o consumo mundial de cerveja per capita, com uma média de 140 litros de cerveja/habitante/ano.

Etapas - O Prêmio CNA Brasil Artesanal Cerveja será realizado em três etapas de avaliação. Na primeira, as amostras da bebida serão analisadas por um júri técnico, sem identificação do produto, e serão classificados os dez com as maiores notas, cinco de cada categoria. A segunda fase será feita por um júri popular e a última terá a avaliação das histórias dos produtores.

Está previsto um bônus de 10% sobre a pontuação final para os produtores de cerveja que cultivem cevada, lúpulo ou outro ingrediente essencial utilizado na fabricação, ou que ainda realizem na propriedade turismo rural ligado à atividade cervejeira.

Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios. Os três primeiros vão ganhar também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.

Artesanais e Tradicionais – O concurso é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA. O objetivo é valorizar os pequenos e médios produtores, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.

O Prêmio CNA Brasil Artesanal é realizado desde 2019. Já foram realizados concursos para produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças, charcutaria, azeites e vinhos, cafés especiais. Atualmente, está em andamento o concurso do mel.