Logo CNA

Gerente do SENAR Minas apresenta trabalho em Seminário em Portugal
20171017115811 fileid rodrigo 0 78863000 1515060845

<p>Foram analisados 500 aplicadores participantes dos cursos do SENAR Minas</p>

17 de outubro 2017
Por Senar

O gerente do SENAR Minas na regional de Passos, Rodrigo de Castro Diniz, palestrou no III Seminário Internacional sobre Investigação e Inovação em TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) realizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, Portugal, nos dias 6 e 7 de outubro. Rodrigo é um dos doutorandos em Educação da Universidade e avalia a eficiência do vídeo como meio de promover a aprendizagem.

Para o doutorando, o seminário internacional foi um momento ímpar para debater ideias e a exploração de ferramentas que permitam criar novas abordagens pedagógicas. A terceira edição reuniu apresentação de pôsteres, conferências e mesas redondas com a formação de quatro workshops temáticos.

Rodrigo avaliou a aprendizagem dos trabalhadores durante os cursos de Aplicação de Agrotóxicos, na forma presencial e em vídeo. Foram analisados 500 aplicadores participantes dos cursos do SENAR Minas. “O trabalho apresentado é novo tanto para a universidade quanto para os pesquisadores presentes no Seminário, uma vez que o tema de formação profissional rural não é normalmente apresentado na instituição. O projeto interessou pelo volume de pessoas avaliadas e pela riqueza de abordagem, pois trabalhamos os três domínios da aprendizagem, que são: afetivo, cognitivo e psicomotor (o conhecimento, a habilidade e a atitude do trabalhador)”, explicou.

Ainda segundo Rodrigo, este projeto possibilita uma educação mais eficaz, barata e de fácil acesso tanto na formação do homem do campo quanto na atualização de instrutores do quadro da instituição. Os estudos apresentados por Rodrigo chamaram a atenção de pesquisadores espanhóis, da Universidade de Vigo, que se interessaram pelo tema e pela abordagem apresentada. A previsão de conclusão e apresentação final da tese está programada para o primeiro semestre de 2018.

Assessoria de Comunicação SENAR Minas

Matérias Relacionadas