ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Fruticultores do Vale do São Francisco fazem treinamento sobre drawback
1fc47ac3 3ffd 4156 bf84 d958c6eea1e0

Regime aduaneiro especial consiste na isenção de tributos sobre insumos importados

5 de outubro 2018
Por CNA

Brasília (05/10/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu na quinta (4), em Petrolina (PE), um treinamento sobre regime de drawback para aquisição de insumos utilizados na fruticultura.

A ação foi uma parceria entre a CNA, Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e Associação dos Produtores Exportadores de Hortifrutigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco (Valexport).

O drawback é um regime aduaneiro especial que consiste na isenção da cobrança de tributos sobre insumos importados utilizados na produção de bens com valor agregado para exportação.

Fruticultores do Vale do São Francisco fazem treinamento sobre drawback

“A ideia do treinamento foi auxiliar os produtores de frutas do Vale do São Francisco na utilização dessa ferramenta”, afirmou o assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Eduardo Brandão.

Segundo ele, a “importação de embalagens para frutas via drawback reduz os custos de produção dos produtores, aumentando assim a competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo”.

Técnicos da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Secex/MDIC) conduziram o treinamento e em seguida participaram de visitas técnicas a propriedades de manga e uva de produtores da região.

Além de fruticultores do Vale do São Francisco, participaram do encontro representantes do Centro de Excelência em Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e de Sindicatos Rurais de Petrolina, Juazeiro (BA) e Casa Nova (BA).

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação