Logo CNA

Minas Gerais

Formação por Competência é promovido pela 1ª vez no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba

23 de setembro 2020

Por: SENAR MINAS

A mecanização agrícola do café é a ocupação do primeiro programa de Formação por Competência feito no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Com o café sendo a principal cultura, o município de Campos Altos está recebendo o programa do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, que tem o objetivo de capacitar e preparar os jovens, trabalhadores e produtores rurais, para desenvolver suas competências técnicas, profissionais e de gestão, além de habilidades interpessoais.

A primeira edição conta com 11 participantes, sendo a maioria familiares de produtores inseridos no programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Ao todo serão 7 módulos, divididos em 512 horas de formação. O módulo básico, que aborda a saúde e a segurança no trabalho, começou nesta quinta-feira (17). Nos próximos, os alunos irão aprender sobre operação de máquinas portáteis, trator agrícola de pneus, colhedora automotriz, além de mecanização agrícola com GPS e aplicação de defensivo agrícola tratorizado. O último módulo é voltado para a gestão da atividade de mecanização do café. A programação seguirá até abril de 2021.

Formação por Competência é promovido pela 1ª vez no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba

Abertura do programa de Formação por Competência no município de Campos Altos

“Estamos com uma boa expectativa, pois os participantes vão aprender a operar e dar manutenção em todas estas máquinas. É um conhecimento que eles já vão aplicar na prática no dia a dia no campo”, explica a mobilizadora do Sindicato Rural de Campos Altos, Fabiana Vaz de Oliveira. Ela comenta que a intenção é abrir uma nova turma para o próximo ano.

Profundidade

O gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Uberaba, Caio Oliveira, destaca que este programa vem oferecer novas oportunidades de aprendizado, trabalhando um conteúdo denso e mais aprofundado nas questões mais importantes do dia a dia da cafeicultura. “Em 2021 vamos ampliar ainda mais nossas ações com o FPC, tanto para o café como para as culturas de ciclo anual. Na regional de Uberaba vamos focar e trabalhar na formação profissional com estes programas de média e longa duração, como é o caso do FPC e outros”, afirma Oliveira. Ele ressalta que a expectativa para a primeira turma é grande, já que muitos participantes são ligados ao ATeG.

“Toda oportunidade que eu vejo que vai agregar para o meu conhecimento e para a propriedade, eu procuro fazer. Pelo que observei neste início do programa, vai ser muito importante para a nossa região de Campos Altos, pois estamos vendo práticas que vamos adotar no dia a dia. Pela carga horária, vou sair daqui uma excelente profissional”, comenta Natália Aparecida da Silva Frazão, produtora de café.

Formação por Competência é promovido pela 1ª vez no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba

O primeiro módulo aborda a saúde e a segurança no trabalho

Matérias Relacionadas