Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Força feminina no agro: a história de vizinhas que se uniram e criaram a própria agroindústria, com ajuda do Senar/MS
CAPA

Rosecler e Rose Neide recebem a assistência técnica da equipe da Natália, supervisora de campo do Senar/MS

10 de março 2023

Elas contribuem para o agronegócio! Mulheres fortes, determinadas e sonhadoras, representadas no #TransformandoVidas desta semana, pelas vizinhas Rosecler e Rose Neide. Produtoras em Aquidauana que juntas abriram a própria agroindústria de derivados de leite. Nesta caminhada conheceram a Natália, supervisora de campo do Senar/MS.

Foi no curso de Fabricação Artesanal de Derivados de Leite, do Senar/MS, que a caminhada de duas Roses se cruzou. Vizinhas e produtoras de leite, começaram ali uma amizade que evoluiu para parceria profissional: abriram juntas uma agroindústria de derivados de leite, não por acaso, chamada R2.

Após adquirir o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), Rosecler e Rose Neide passaram a produzir artesanalmente diversos tipos de queijo, doce de leite, e requeijão. Empreendedoras do campo, são elas que fazem todo processo, desde a ordenha até a venda dos produtos.

Para a produção de processados dar certo, o trabalho vindo do campo precisa ser assertivo. Ambas as produtoras de leite são atendidas pela Assistência Técnica e Gerencial em Bovinocultura de Leite, do Senar/MS, perceberam que era preciso dedicação ao melhoramento genético dos animais.

“Quando começamos, tirávamos de 15 a 18 litros de leite com os animais que tínhamos. Com a assistência técnica, nós percebemos que é necessário trabalhar o melhoramento genético. Hoje, temos menos animais e uma maior produção de leite” , contam as vizinhas.

“Às vezes a gente acha que já sabe e não precisa de curso, mas aí percebemos que sempre temos algum conhecimento novo, que vai agregar. E isso conseguimos com o Senar/MS”, complementa Rose Neide.

As Roses são atendidas pela equipe de campo da Natália, supervisora de Campo do Senar/MS. “Estou na supervisão desde 2017, anteriormente, era técnica de campo. Toda evolução vem de um esforço. É assim comigo e é assim com as Roses também”, diz Natália.

E é assim com outras mulheres também! Muito esforço para grandes conquistas. “Para as mulheres, em especial as do campo, um feliz mês das mulheres. Lembrem-se, sejam livres, sejam o que vocês quiserem ser”, conclui Natália.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado

Matérias Relacionadas