Festival do Leite terá Dia de Campo, vitrines tecnológicas e Rodada de Crédito Rural em Igarapé do Meio

Sistema Faema/Senar-MA e Sebrae Maranhão participam do evento com atividades de assistência técnica, empreendedorismo e acesso a oportunidades de investimento para produtores rurais

3 de novembro 2026
Compartilhe:
IMG 1383 melhorada

Raquel Araújo

Fonte: ASCOM - FAEMA / SENAR

O Festival do Leite 2026, que acontece de 5 a 7 de novembro, na Fazenda Eldorado, em Igarapé do Meio, contará com uma programação voltada ao fortalecimento da pecuária leiteira e ao desenvolvimento dos negócios rurais. Entre os destaques estão as atividades promovidas pelo Sistema Faema/Senar-MA e pelo Sebrae Maranhão, por meio da iniciativa Juntos pelo Agro, que reunirão demonstrações tecnológicas, orientações empresariais, palestras e oportunidades de acesso ao crédito.

Nos dias 5 e 6 de novembro, das 8h às 18h, o Espaço Juntos pelo Agro oferecerá vitrines tecnológicas de silagem, cerca elétrica e apicultura. As atividades permitirão que produtores conheçam, na prática, técnicas e soluções que podem contribuir para melhorar a eficiência das propriedades rurais, diversificar a produção e ampliar as oportunidades de geração de renda.

O espaço também contará com a presença de um consultor do Sebrae Maranhão, que prestará orientações sobre gestão e empreendedorismo rural, auxiliando os produtores na identificação de oportunidades para aperfeiçoar seus negócios.

Para o presidente da Faema, Raimundo Coelho, a participação das instituições no festival reforça a importância de aproximar o conhecimento técnico das necessidades de quem produz.

“Quando levamos assistência técnica, capacitação e novas tecnologias aos produtores, estamos criando condições para que eles melhorem seus resultados e desenvolvam suas propriedades. O Festival do Leite é uma oportunidade de mostrar, na prática, como o conhecimento pode contribuir para uma pecuária mais produtiva, sustentável e competitiva”, destaca Raimundo Coelho.

Registro da edição de 2025 do Festival do Leite, realizada na Fazenda Eldorado, em Igarapé do Meio. Em 2026, o Sistema Faema/Senar-MA e o Sebrae Maranhão ampliam as oportunidades de acesso a conhecimentos técnicos, gestão rural e soluções para a pecuária leiteira durante o evento.

Registro da edição de 2025 do Festival do Leite, realizada na Fazenda Eldorado, em Igarapé do Meio. Em 2026, o Sistema Faema/Senar-MA e o Sebrae Maranhão ampliam as oportunidades de acesso a conhecimentos técnicos, gestão rural e soluções para a pecuária leiteira durante o evento.

Dia de Campo da Bovinocultura de Leite - No dia 6 de novembro, a partir das 8h30, será realizado o Dia de Campo da Bovinocultura de Leite, com uma programação técnica dedicada à troca de experiências e à discussão de estratégias para o desenvolvimento da atividade.

Às 9h30, a mesa-redonda “ATeG na prática — experiências, desafios e casos de sucesso” reunirá experiências relacionadas à Assistência Técnica e Gerencial do Senar, metodologia que integra orientações técnicas e ferramentas de gestão para apoiar a melhoria dos resultados das propriedades atendidas.

Em seguida, às 10h30, o consultor de Agronegócio do Sebrae Maranhão Raifran Pontes, doutor em Administração Estratégica e Finanças, ministrará a palestra “Empreendendo na Cadeia do Leite — Desafios e Oportunidades”. A apresentação abordará perspectivas de desenvolvimento dos negócios ligados à produção leiteira e a importância da gestão para a competitividade da atividade.

Para o gerente do Sebrae em Santa Inês, Adalberto Cardoso, a integração entre orientação técnica, gestão e acesso ao crédito é essencial para ampliar as oportunidades de crescimento dos pequenos negócios rurais.

“O produtor rural precisa olhar para sua propriedade também como um negócio. Isso significa planejar, conhecer seus custos, identificar oportunidades e tomar decisões que garantam melhores resultados. A parceria entre o Sebrae e o Sistema Faema/Senar permite reunir essas orientações em um mesmo espaço, oferecendo soluções que podem fazer a diferença na atividade dos produtores”, ressalta Adalberto Cardoso.

A programação também reservará um momento para visitação às vitrines tecnológicas, aproximando os participantes das soluções demonstradas durante o festival.

Crédito e oportunidades de investimento - Paralelamente às atividades do Dia de Campo, das 9h às 12h, será realizada uma Rodada de Crédito Rural, com a participação de instituições financeiras e apresentação de alternativas para apoiar investimentos no campo.

Os produtores também poderão obter informações sobre oportunidades de acesso ao CNA Fiagro, iniciativa voltada à aproximação entre o setor agropecuário e novas possibilidades de financiamento.

Áreas de atuação relacionadas