Logo CNA

Sergipe

Fertilizantes e defensivos elevam custos de produção de milho em Sergipe, aponta pesquisa
51325378975 1a4618d382 c

26 de setembro 2022

Produtores de milho de Itabaiana/SE participaram do painel online do Projeto Campo Futuro na última quinta-feira, 22. O objetivo foi levantar o custo da produção de milho em Sergipe com a participação dos produtores, bancos e técnicos. O painel foi conduzido pelo assessor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, Tiago Pereira, e pelos técnicos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – Cepea, Renato Ribeiro e Francisco do Amaral. O levantamento retratou a realidade do médio e pequeno produtor sergipano.

De acordo com o assessor técnico da CNA, foi considerado que a área produtora de Itabaiana (SE) está localizada em uma região de variabilidade e inconstância climática, o que prejudica constantemente a produção. “Os produtores planejavam colher em torno de 120 sacas de milho por hectare, porém devido ao clima seco ou chuvas em excesso, estimam consolidar a colheita em 100 (médio produtor) e 80 sacas por hectare (pequeno produtor) em média.”, apresenta o técnico.

Foi observada a alta de preços os fertilizantes, por isso, os produtores diminuíram a adubação, mesmo assim foi constatado o aumento do custo de produção. Ainda de acordo com os dados levantados de forma preliminar, os custos com fertilizantes subiram 64% para os produtores de médio porte e 105% para os de pequeno porte em relação à safra anterior. Já os gastos com defensivos agrícolas, foram ainda maior e subiram 186% para os médios produtores e 485% para os pequenos produtores.

O painel do Campo Futuro acontece anualmente em Sergipe, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe, Ivan Sobral, destaca a relevância do produtor realizar o levantamento da sua produção. “A pesquisa ajuda o produtor a conhecer todos os seus custos. A capacitação do produtor e a geração de informações estratégicas do setor rural, contribuem para as tomadas de decisão no campo.”, afirma Ivan.

Whats App Image 2022 09 22 at 17 01 08

Campo Futuro

O Campo Futuro é um projeto realizado pelo Sistema CNA/Senar em parceria com sindicatos de produtores rurais, universidades e centros de pesquisa para levantamento do custo de produção que geram informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.

Matérias Relacionadas