Logo CNA

Mato Grosso

Famato participa em SP da reunião do Conselho Superior do Agronegócio
Whats App Image 2023 10 09 at 10 03 22

No evento foram discutidas pautas referentes aos “Biocombustíveis – Combustível do Futuro” e “O papel do Sustainable Aviation Fuel (SAF) na descarbonização do setor da aviação”

10 de outubro 2023

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

O Sistema Famato representado pelo presidente, Vilmondes Tomain, participou nesta segunda-feira (09/10), da reunião do Conselho Superior do Agronegócio (COSAG). O evento aconteceu na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

No evento foram discutidas pautas referentes aos “Biocombustíveis – Combustível do Futuro” e o “O papel do Sustainable Aviation Fuel (SAF) na descarbonização do setor da aviação”.

Durante o encontro o presidente Vilmondes Tomain, destacou a importância do Biodiesel e as diferenças entre o produto e o Diesel Verde.

Na ocasião, Vilmondes Tomain lembrou que o biodiesel, biocombustível feito a partir de óleos vegetais e gordura animal, começou a ser misturado em caráter experimental ao diesel no Brasil em 2004 e que atualmente a mistura está em 12%, e deve atingir 15% em 2026, segundo meta do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). Já para o Diesel Verde, até o mês passado, não existia uma meta de mistura estabelecida pelo órgão.

Em setembro de 2023, o governo federal lançou o Programa Combustível do Futuro, que tem como um de seus objetivos incentivar a pesquisa, produção e comercialização do Diesel Verde na matriz energética brasileira.

Conforme apresentado pelo governo, o início da mistura do Diesel Verde ao diesel deve ocorrer em 2027, no qual será definido até 2037 a participação mínima obrigatória do produto em relação ao derivado de petróleo. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) vai definir os percentuais, igual faz atualmente com o biodiesel.

O governo federal ainda não definiu qual será o percentual de Diesel Verde que será misturado ao diesel, contudo anunciou que esse percentual não poderá exceder uma adição de 3% ao ano.

Matérias Relacionadas