Mato Grosso
Famato espera que unificação de tecnologias de agilidade na validação do CAR

Para o presidente Vilmondes Tomain, um dos maiores desafios que o proprietário de imóvel rural encontra hoje em dia é estar com toda a documentação relacionada a sua propriedade de maneira regular
Por: Ascom Famato
Fonte: Ascom Famato
O presidente do Sistema Famato Vilmondes Tomain e representantes das entidades do setor produtivo rural de Mato Grosso participaram de uma reunião de trabalho, no dia 10 de março, com a Casa Civil e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), onde foram apresentadas a plataforma do Mapa do CAR e questões relacionadas às áreas consolidadas no Estado. A discussão sobre o serviço Mapa do CAR já acontece com o setor produtivo, desde 2021, e agora o governo pretende unificar a ferramenta com a tecnologia de georreferenciamento com imagens de satélite das áreas consolidadas, o que consequentemente vai dar agilidade na validação dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR).
Para o presidente Vilmondes Tomain, um dos maiores desafios que o proprietário de imóvel rural encontra hoje em dia é estar com toda a documentação relacionada a sua propriedade de maneira regular, devido as burocracias e morosidade nas apreciações. Atualmente 74 mil cadastros do CAR estão na base da Sema aguardando análise.
“Nós produtores queremos trabalhar na legalidade, entretanto é sabido que vários sistemas do Estado apresentam muitas inconsistências e, por isso, os produtores ficam impedidos de exercerem suas atividades por equívocos e intempestividades dos órgãos competentes, o que tornam a vida dos proprietários de áreas rurais cada vez mais complicada, disse Tomain.
A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti garantiu ao setor que a demanda é uma prioridade do governo. “É uma meta prioritária do Estado, pois entendemos a importância dessa matéria para a economia e a política pública ambiental de Mato Grosso. Esse é o nosso desafio diário e, para isso, contamos com a parceria do setor produtivo”, disse Mauren.
Por meio de imagens de satélite de alta resolução a plataforma desenvolvida pela SCCON – Tecnologia Geoespacial e Mapeamento via Satélite, deve atender as demandas de análises e conferência de áreas de uso consolidado, ou seja, desmatadas antes de 2008, referentes ao marco regulatório do CAR.
O secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho confirmou a importância da plataforma e reforçou que a base de georreferenciamento com imagens de satélite de alta resolução será utilizada pelo proprietário de imóvel rural (profissional contratado pelo produtor) e por quem analisa o CAR.
O objetivo é que as imagens dos acervos da ferramenta sejam utilizadas pelo sistema Mapa do CAR, já utilizado pelos técnicos da Sema há pouco mais de uma não.
“A nossa expectativa é que a unificação das ferramentas venha realmente para somar e contribuir com a regularização ambiental das propriedades e/ou posses rurais e que não se torne mais uma limitação nas inscrições e análises dos CAR, já que sem o CAR o produtor fica impedido de acessar créditos rurais, contratar financiamentos e, entre outros”, disse Tomain.
O consultor do Instituto Ação Verde, Vicente Falcão, ao apresentar o sistema Mapa do CAR, destacou que a ferramenta vai resolver os conflitos de interpretação sobre a área ser consolidada ou não. "Além de trazer a qualidade ao profissional, ainda tem a nitidez da imagem das áreas esclarecendo os pontos importantes para a análise do CAR".
O sistema Mapa do CAR foi criado em 2021, é uma iniciativa do Instituto Ação Verde, com patrocínio da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja-MT), Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac).
CAR - O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
A inscrição do imóvel rural no CAR é realizada por meio de sistema eletrônico e deverá ser feita junto ao órgão estadual competente, na Unidade da Federação (UF) em que se localiza o imóvel rural.
Do Sistema Famato também participaram os gestores Tatiana Monteiro (Ambiental) e Rodrigo Bressane (Jurídico) e o superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleiton Gauer.
Matérias Relacionadas

CNA, SFB e Embrapa discutem ações do projeto PraValer
Encontro em Brasília fez um balanço das atividades do programa e discutiu novas estratégias de atuação

No Senado, CNA questiona bloqueio de crédito rural do BNDES
Audiência pública, na quarta, discutiu o tema

CNA participa de evento sobre restauração ecológica
Evento teve início na segunda (28) e segue até sexta (2), em Vitória (ES)

Presidente da Faea participa da abertura da I Oficina de Regularização Ambiental do Amazonas: desafios e perspectivas
Programação, que segue até quarta (23), tem o objetivo de debater e dar encaminhamentos em relação aos desafios para a regularização ambiental no Amazonas

Encontros reúnem mais de 400 produtores no Triângulo Mineiro

Projeto FIP Paisagens Rurais capacita técnicos em Minas Gerais e Tocantins
Iniciativa vai beneficiar quatro mil propriedades rurais do bioma Cerrado em sete estados brasileiros

Treinamento prepara equipes para 2ª etapa do FIP

Espírito Santo lança Programa de Regularização Ambiental Produtiva
Sistema CNA e parceiros lançaram na quinta (9) o PRAVALER no estado

Vacinadores se capacitam para proteger rebanho contra a brucelose
Para 2023 estão previstas cerca de 40 capacitações na área pelo Senar-MT

Sistema Famato recebe visita do ministro do TST Guilherme Caputo
Encontro foi um pedido do próprio magistrado, visando promover uma aproximação com o setor agropecuário

Senar-MT e Sindicatos Rurais programam ações educacionais para junho
Agenda completa pode ser conferida no site do Sistema Famato

Artigo - Pela aprovação do Marco Temporal no Senado Federal
Esperamos e acreditamos que o Senado Federal vai ouvir o clamor popular e acompanhar o voto da Câmara Federal pela aprovação do PL 490/2007, mantendo assim a segurança jurídica e o direito de propriedade privada para todos os brasileiros