Logo CNA

Mato Grosso

Famato é apoiadora do Selo Carbono Neutro MT
Whats App Image 2022 06 08 at 14 38 06

Programa Carbono Neutro MT pretende neutralizar as emissões de carbono até 2035

8 de junho 2022

Por meio do Programa Carbono Neutro MT, o estado de Mato Grosso pretende neutralizar as emissões de carbono até 2035. Entidades que representam o setor produtivo receberam o selo na categoria ‘Apoiador’, entre elas a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Segundo a gestora do Núcleo Técnico da Famato, Lucélia Avi, o setor produtivo trabalha há anos com a baixa emissão de carbono. “Na agropecuária, um dos pontos que temos positivo em Mato Grosso é o plantio direto. E na parte da pecuária temos feito vários trabalhos incentivando o produtor a fazer os manejos corretos das pastagens e sistema de cria, recria e engorda. Além disso, de 62% de área conservada no estado 41% estão dentro das propriedades rurais. O produtor que faz a conservação”, afirma.

O lançamento da plataforma digital e a entrega dos primeiros selos aconteceram no Dia Mundial do Meio Ambiente (05.06), por meio da Secretaria do Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema). A meta é reduzir em 80% a emissão de carbono até 2030 e chegar a 100% em 2035.

Para alcançar a neutralidade das emissões de gases do efeito estufa, o Estado planeja 12 ações principais. São elas: manutenção do ativo florestal do estado, manejo florestal sustentável, reflorestamentos comerciais, regularização fundiária, implantação de melhoria das gestões das áreas já protegidas, redução de incêndios florestais, restauração da paisagem florestal, proteção da vegetação secundária, aumento da produtividade agropecuária além da recuperação de áreas degradadas e avanço da integração lavoura e floresta e produção e consumo de combustíveis como por exemplo o etanol.

Plataforma digital – O selo Carbono Neutro MT está disponível para pessoas jurídicas e físicas, interessadas em contribuir com a meta de neutralização das emissões de carbono. Elas podem aderir ao programa por meio de quatro selos.

O Selo Carbono Neutro é destinado àqueles que comprovarem o atingimento da meta de neutralização de emissões de gases de efeito estufa. O Selo Apoiador destina-se aos que realizam campanhas de apoio ao Programa. O Selo de Compromissário é concedido para quem assumir compromisso voluntário de atingir a meta de neutralização de emissões. E o Selo de Financiados é para entidades que destinarem recursos financeiros às ações voltadas ao atingimento da meta.

Para quem quiser conhecer mais sobre o assunto, outras informações estão disponíveis no site da Sema: http://www.sema.mt.gov.br/site/index.php/carbono-neutro-mt. Os interessados em aderir ao Programa devem acessar o link a seguir: https://carbononeutro.sema.mt.gov.br/#/home.

Fonte: Ascom Famato