Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Famasul completa 45 anos atuando pelo produtor rural na evolução de Mato Grosso do Sul
CAPA TRANSFORMANDO 45 ANOS

Data será celebrada neste sábado (29)

28 de outubro 2022

Por: Leandro Abreu

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Presente desde a criação do estado, em 1977, Federação contribuiu para a transformação ambiental, social e econômica de MS.

Neste dia 29 de outubro de 2022, a Famasul completa 45 anos, assim como Mato Grosso do Sul, que celebrou a data no dia 11. São mais de 4 décadas de profundas transformações ambientais, sociais e econômicas em todas as regiões do estado. Neste episódio, o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, fala um pouco sobre como a participação efetiva da Federação está #TransformandoVidas em todas as regiões.

“Nessa trajetória de 45 anos, auxiliamos muito na transformação do estado de importador para exportador de alimentos. Foi um trabalho em conjunto com as instituições de pesquisa como Embrapa, Fundação Chapadão, Fundação MS, universidades, governo estadual, e tantas outras. A Famasul exerce um grande papel de representatividade do produtor rural. Fazemos parte de mais de 160 colegiados em âmbito Legislativo, Judiciário e Executivo, em âmbito municipal, estadual e em conselhos federais”, detalha Bertoni.

Ele destaca a atuação do Senar/MS nesse importante avanço, sempre com atendimentos voltados ao homem e mulher do campo, seja na qualificação profissional e orientação técnica, seja no cuidado social e com a saúde.

“Em mais de 10 anos nós já qualificamos mais de 440 mil pessoas, para trazer para o campo mão de obra qualificada. O Senar também tem papel social, com os atendimentos dos programas ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’ e o ‘Sorrindo no Campo’, que são muito importantes na vida de cada pessoa que vive e trabalha em áreas rurais”, completa.

Toda essa representatividade e atuação da Famasul chega a todos os municípios do estado por meio dos 69 sindicatos rurais, parceiros e difusores das iniciativas da instituição.

“Se alguém quiser fazer os cursos do Senar, que são mais de 250, todos gratuitos, basta procurar o sindicato rural de seu município. São grandes parceiros nossos. Essa gama de cursos com certeza vai melhorar a vida de todos”, diz.

Para finalizar, ele reforça que as conquistas do setor no estado contam com a dedicação de todos os colaboradores do Sistema Famasul, que fazem com que esse sistema chegue a quem necessita, o pequeno produtor, o médio, o grande produtor. “Parabéns Famasul, parabéns colaboradores, e parabéns Mato Grosso do Sul, por tantas transformações de vidas há 45 anos!”, celebra.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do YouTube e no site, com as editorias “Mercado Agropecuário” e “Educação no Campo” .

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu

Matérias Relacionadas