Logo CNA

Maranhão

Faema, Senar e Suzano firmam parceria em prol do setor rural da região Tocantina

31 de maio 2019

Por: SENAR/MA

A diretoria do sistema Faema/Senar recebeu esta semana a diretora de gestão legal da Suzano papel e Celulose, Raquel Murad, com o objetivo de buscar apoio para contestar decisão da Câmara Municipal de Bom Jesus das Selvas, no que diz respeito a proibição para o cultivo de eucalipto naquele município.

O encontro ocorreu com a participação do presidente do sistema Faema/Senar, Raimundo Coelho, do vice-presidente, José Hilton de Sousa, do assessor de Arrecadação da Faema, Lourival Costa, do assessor jurídico, Émerson Macêdo e do agente de Arrecadação, Cleiton José.

A iniciativa prevê parceria entre a empresa de celulose a Federação de Agricultura e o Senar, no sentido de conscientizar o produtor rural da importância de plantar o que aprouver em sua propriedade.

Outro ponto discutido na ocasião, foi o fortalecimento dos sindicatos dos produtores rurais da região tocantina, especialmente Imperatriz e Açailândia para continuarem o trabalho de defesa dos interesses da classe produtora rural.

Nesses municípios, a empresa possui propriedades voltadas para o cultivo do eucalipto. Baseado nisso, a Faema, por meio de sua diretoria, solicitou da Suzano a sua filiação em um dos referidos sindicatos, com vistas à participação nas políticas de apoio a categoria.

ZEE e Sindicatos

A importância da organização sindical da região tocantina foi sem dúvida nenhuma o ponto alto da conversa. Haja vista ser esta área bastante fragilizada pela não conclusão do ZEE (Zoneamento Ecológico e Econômico). Nesse sentido, sindicatos e Federação podem atuar em defesa dos interesses do produtor rural, na área de transferência e controle tecnológico, com ações de Formação Profissional Rural (FPR), Promoção Social (PS), Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e Educação Formal - formando técnicos em Agronegócio.

Raimundo Coelho que presidiu a reunião, disse ser uma excelente oportunidade de entidades do setor rural como a Faema e o Senar trabalharem em parceira com a Suzano para o desenvolvimento das atividades rurais, em favor do produtor da região Sul do estado.

“Durante a Expoimp a Federação, o Senar e a Suzano estarão juntos com Sindicato dos Produtores Rurais de Imperatriz (Sinrural), apresentando o Bem+Agro, que é um clube de benefícios voltado ao produtor rural que esteja em dia com a sua contribuição sindical”, disse ele, destacando o trabalho que vem sendo empreendido pela Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo sistema Faema/Senar.

Esta 190531 191607

Matérias Relacionadas