Logo CNA

Mato Grosso

Estudantes e professores de Cuiabá recebem premiação pelo Projeto Semeia
Photo5179650668745566931

Estudantes e professores de escolas municipais de Cuiabá foram premiados pelo Projeto Semeia na noite desta segunda-feira (21.11)

22 de novembro 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Uma noite de celebração foi realizada nesta segunda-feira (21.11). Em uma cerimônia com mais de 100 pessoas, alunos e professores que se destacaram no Projeto Semeia ao longo de 2022 foram reconhecidos e premiados. O evento aconteceu no Cenarium Rural, em Cuiabá, e consistiu no encerramento deste ano do projeto que envolveu seis escolas públicas municipais e impactou mais de 900 estudantes.

Os participantes foram avaliados ao longo dos sete meses de execução do projeto e foram escolhidos aqueles que melhor desempenharam as tarefas propostas. Dentre as ações realizadas estiveram feiras de conhecimento, atividades lúdicas em sala de aula e visitas a campo em propriedades rurais.

Foram premiados seis alunos do 1º ao 6º ano com troféus e bicicletas; dois professores com equipamentos notebook e a escola destaque do projeto, a EMEB Filogônio Corrêa, com um kit multimídia: televisão, notebook, caixa de som e impressora.

Dentre os estudantes premiados, esteve a Júlia Ferreira, do 6º ano da EMEB Onofre de Oliveira, que escreveu a melhor paródia entre os alunos participantes desta categoria. Emocionada, a mãe da jovem, Rosilene Ferreira, ficou feliz com a conquista da filha que se dedicou para aprender sobre o setor. “Ela ficou muito entusiasmada com tudo o que aprendeu. Quando foi na fazenda, chegou em casa contando o que tinham falado na visita. Até eu, que já conhecia um pouco do campo, acabei aprendendo mais com ela”.

A professora Elza Cardoso foi destaque como docente do 1º ao 4º ano e também acabou premiada por trabalhar na EMEB Filogônio Corrêa, escola destaque. Segundo a educadora, a experiência permitiu novos horizontes para a aprendizagem dos pequenos. “ As possibilidades de aprendizado foram inúmeras. Eles se desenvolveram, levaram conhecimentos para casa e souberam realmente o que o agro significa a partir desse projeto”.

Durante o evento, os participantes também tiveram a oportunidade de ouvir a palestra Educação Para o Futuro com Haroldo Dutra Dias. O neurocientista e psicólogo avaliou o programa como um agente de transformação. “O Semeia treina habilidades e talentos e transforma o conhecimento em ação, que é o que muda o mundo”.

Programa – O Semeia foi desenvolvido por meio da parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicato Rural de Cuiabá e Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. O objetivo foi aproximar os alunos do 1º ao 6º ano à prática do setor agropecuário, por meio de atividades lúdicas e visitas a propriedades rurais, possibilitando que as crianças conhecessem de perto o setor que mais impulsiona a economia do estado.

De acordo com o diretor executivo do Senar-MT, Carlos Augusto Zanata, mais conhecido como Guto Zanata, as metas foram alcançadas. “As crianças experimentaram a vivência rural, acompanharam de perto a rotina de algumas cadeias produtivas e conheceram como são produzidos os alimentos. Proporcionamos esse conhecimento para 980 crianças de escolas públicas de Cuiabá e estamos muito satisfeitos ”, afirmou.

Para 2023, a expectativa é ampliar as ações para todo o estado. “Neste ano fizemos a pilotagem do projeto em Cuiabá. Foi importante para conhecer o funcionamento na prática. O calendário de 2023 está em fase de planejamento, mas a meta inicial é expandir para mais municípios”, destacou o gerente de Educação Formal do Senar-MT, Marcos Medeiros.

Selo

Matérias Relacionadas