Logo CNA

Encontro debate como consumir frutas e hortaliças sem custo elevado
49099896881 7d6a434435 c 1

Live reuniu pesquisadora da Hortifrúti/Cepea, representante da Conab e nutricionista

28 de junho 2022
Por CNA

Brasília (28/06/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na terça (28), a live “Como consumir mais frutas e hortaliças sem pesar muito no bolso?”.

O encontro foi moderado pela assessora técnica de Frutas, Hortaliças e Flores da CNA, Letícia Barony Fonseca, e contou com a participação da pesquisadora de frutas da Hortifrúti/Cepea, Marcela Guastalli Barbieri; do gerente substituto de Produtos Hortigranjeiros e da Sociobiodiversidade da Conab, Marisson de Melo Marinho; e da nutricionista e especialista em Saúde Funcional, Ana Luiza Padilha.

Segundo Letícia, assim como existe uma diversidade de cores e sabores de frutas e verduras, os preços também podem variar bastante. Por isso, é preciso discutir formas de aumentar o consumo desses produtos sem pesar tanto no orçamento.

“Quando temos uma oferta maior, o preço tende a cair. Nas épocas de estocagem, além de reduzir a oferta, temos que levar em consideração o valor de armazenagem, que aumenta o custo para o produtor e o distribuidor. É importante ponderar os efeitos que interferem nos preços e sempre priorizar a segurança alimentar”, afirmou ela.

Marcela falou sobre a diversidade da produção nacional em função das regiões, do clima e da cultura e explicou o que são as “frutas da estação”. Ela também abordou pontos como a influência da sazonalidade nos preços praticados no mercado e o desenvolvimento de novas tecnologias e de materiais adaptados.

O representante da Conab analisou o cenário do setor hortigranjeiro nacional, as Centrais de Abastecimento (Ceasas) no Brasil e apresentou um comparativo de comercialização de hortaliças nos anos de 2019, 2020 e 2021. Conforme Marisson, apesar de um pequeno aumento nas vendas em 2021, a comercialização ainda não voltou ao patamar pré-pandemia.

Ana Luiza destacou os benefícios do consumo de frutas e hortaliças para a saúde e a versatilidade desses alimentos em receitas e formas de utilização. A nutricionista também mostrou técnicas de conservação como estratégia de maior aproveitamento e redução do desperdício.

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação