Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Empresas rurais de MS se preparam para exportar produtos, após consultoria da AgroBr
Mosaico web

24 de maio 2022

Mel e pimenta de Mato Grosso do Sul devem entrar na rota internacional de vendas, avanços foram conquistados nos meses de abril e maio


Uma produtora de mel, em Mato Grosso do Sul, já concluiu sua tabela de preços dos produtos para o mercado internacional e agora, se prepara para iniciar a exportação. Durante meses a empresa rural recebeu gratuitamente a consultoria do AgroBr para a habilitação da sua empresa para exportação, trabalharam o mapeamento de mercado e concorrência e a adaptação dos materiais de comunicação e divulgação da empresa para o mercado externo. Agora, a produtora está preparada para negociar com compradores internacionais. Com o suporte do AgroBr, a empresa recebeu portfólios digitais em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, mandarim e árabe) e sua inserção na vitrine virtual da CNA - o brazilian producers - website em inglês e mandarim - onde seus produtos são divulgados para compradores no exterior de forma gratuita. A consultoria e esses instrumentos vão garantir um posicionamento assertivo da empresa nas vendas internacionais.

O AgroBr viabiliza a geração de negócios externos para pequenos e médios empresários rurais. Outro avanço conquistado recentemente por meio do projeto está na pimenta produzida em Mato Grosso do Sul. O produtor se prepara para exportar o produto in natura, começando pelos países que fazem fronteira com o Brasil.

A capacitação também faz parte do projeto para alavancar diferentes culturas. Para psicultura, o Agro.Br realizou nos dias 27 e 28 de abril uma oficina sobre os passos para habilitação de estabelecimentos de pescados para exportação, como devem ser os cálculos dos preços para exportação de pescados e dicas para pesquisar preços de produtos concorrentes no mercado alvo, além de ter detalhado a logística internacional marítima de carga congelada de pescados- ponto de extrema importância para garantir a competitividade do produto no mercado externo.

Novidade chegando! - Nos dias 13 e 14 de junho, o Agro.Br realizará uma capacitação sobre marketing para o mercado internacional. Entre os temas abordados estão: as adequações no produto e na comunicação da empresa para atrair a atenção de empresas estrangeiras e conseguir vender o produto no mercado externo, como agregar valor ao produto e quais cuidados o vendedor deve ter em relação a postura de negócios nas mais diversas culturas.

O evento será realizado de forma online e é exclusivo para empresas rurais aderidas ao AgroBr. Mais informações: (67) 9-8207-0995 .

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul - Michelle Machado