Logo CNA

Mato Grosso

Em visita a Centro de Treinamento, presidente do Sistema Famato se surpreende com estrutura
DSC 0087

Diretoria conheceu o funcionamento administrativo do CT, a equipe técnica, dados de investimento, resultados e o funcionamento de um pivô central

17 de fevereiro 2023

Por: Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), José Luiz Fidelis visitaram nesta quinta-feira (16/01), pela primeira vez o Centro de Treinamento (CT) e Difusão Tecnológica – polo Senar-MT, localizado na região norte de Mato Grosso, na margem da BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Sorriso. O polo é referência em centro de treinamento agrícola do estado e funciona em parceria com o Instituto Mato-grossense de Algodão (Ima-MT).

A diretoria conheceu o funcionamento administrativo do CT, a equipe técnica, dados de investimento, resultados e o funcionamento de um pivô central. Acompanhados pelo supervisor do CT pelo Senar-MT, Fábio Pires, conheceram também as cabines de tratores e pulverizadores e o simulador de pulverização disponível no CT.

“Além de conhecer a realidade do Centro de Treinamento, assistimos como funciona na prática os cursos e treinamentos e o relacionamento dos instrutores do Senar com os alunos. Recebemos uma série de informações das quais não tínhamos conhecimento, inclusive de importantes parcerias que possibilitam o desenvolvimento de novas tecnologias”, disse o novo presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain.


O CT conta com a parceria de várias empresas fabricantes que fornecem equipamentos e maquinários para a difusão de tecnologia e, consequentemente, para auxiliar os polos do Senar-MT a se tornarem referência em treinamento com máquinas agrícolas de ponta. Os equipamentos e máquinas são utilizadas a fim de que produtores rurais conheçam as suas tecnologias.

As demandas para treinamentos no polo tecnológico são feitas pelos Sindicatos Rurais de acordo com a necessidade da capacitação.

Dentre as capacitações demandadas estão a utilização de tratores e plantadeiras, operação e regulagem de implementos agrícolas para semeadura e aplicação de defensivos agrícolas utilizando pulverizador. De acordo com o supervisor do CT, Fábio Pires, os treinamentos visam não apenas o plantio, mas todos os tratos culturais que envolvem o ciclo agrícola.

A estrutura oferece salas de aula, galpões de máquinas, oficinas, auditórios e espaço aberto para realização de capacitações com maquinários agrícolas.

Tomain explicou que existem diversos desafios nas atividades rurais, mas o principal deles é a qualificação. Por variados fatores, esse obstáculo é enfrentado pela maioria dos produtores rurais. O principal motivo da falta de qualificação dos profissionais está relacionado ao desenvolvimento tecnológico que vem crescendo nos processos de produção agropecuária.

“Visto isso, é preciso ter trabalhadores rurais, colaboradores cada vez mais capacitados para lidarem com as atuais ferramentas necessárias para acompanhar o ritmo do mercado e esse é o desafio do CT Sorriso preparar trabalhadores rurais capazes de acompanhar o avanço das tecnologias especialmente desenvolvidas para o campo”, ressaltou Tomain.

Para o superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, a mão de obra qualificada é importante em qualquer setor da sociedade, mas a falta dela no campo impossibilita o desenvolvimento da agricultura, setor responsável pela produção de alimentos. “Mão de obra sem qualificação é o freio do desenvolvimento do agronegócio”, pontuou Fidelis.

Fidelis explicou que é comum a existência de trabalhadores rurais sem qualificação que já estão trabalhando há anos na mesma propriedade, mas que nunca passaram por uma reciclagem ou curso de qualificação.

A diretora técnica e de Inovação do Senar-MT, Ida Beatriz, disse que muitos produtores têm dificuldade em implantar novos mecanismos tecnológicos, pois não há profissionais com formação técnica para lidar com as inovações oferecidas pela agricultura digital. “A falta de conhecimento para lidar com aparelhagens e saber ler os dados gerados pelos equipamentos tem sido um dos grandes desafios, por isso CT do Senar-MT em Sorriso tem ministrado capacitações para tentar diminuir esse déficit educacional no meio rural. A meta é fazer com o que o trabalhador rural possa acompanhar as evoluções tecnológicas e evoluir em conhecimento e prática”, ressaltou Ida Beatriz.

Do Senar-MT também acompanharam a visita o gerente de Educação Formal, Marcos Medeiros, a coordenadora dos CT’s, Aline Lima, o gerente de operações, Gustavo Mocci e a supervisora da Regional do Senar-MT de Sorriso, Maiara Cristina Bogo.

Matérias Relacionadas