ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Maranhão

Em participação histórica na Expoimp, Senar apresentou oportunidades e perspectivas do agro para milhares de pessoas do campo e da cidade
Whats App Image 2024 07 15 at 17 08 08

Mais de mil pessoas participaram das capacitações e eventos técnicos oferecidos em parceria com a Faema e Sinrural, algumas delas inéditas no estado

15 de julho 2024

Por: Raquel Araújo

Fonte: Ascom Faema / Senar

Imperatriz (MA) – Encerrada no último domingo, no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, a 54ª edição da Exposição Agropecuária de Imperatriz (Expoimp) recebeu a maior participação do sistema Faema / Senar no circuito de agrofeiras 2024 até o momento.

“Pela importância que essa região tem para o agronegócio do estado, pela parceria que mantemos com o Sinrural ao longo de todo o ano com ações de educação formal e profissional e assistência técnica e gerencial, trouxemos para Imperatriz uma intensa programação de capacitações e eventos e estamos satisfeitos com os resultados, que nos ajudam a cumprir a missão de fomentar, defender e preparar o nosso agro para ser mais sustentável e competitivo”, avaliou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho.

Whats App Image 2024 07 15 at 17 08 08 1

Mais de 20 profissionais estiveram envolvidos nas ações e eventos realizados pelo Senar durante a 54ª Expoimp

Como parte da programação oficial da Expoimp foram executadas oito turmas de cursos de formação profissional rural, quatro palestras, e dois encontros técnicos realizados ou mobilizados com o apoio da Faema e Senar-MA. No estande institucional estiveram disponíveis duas oficinas tecnológicas, seis vitrines tecnológicas, consultorias e orientações técnicas, além da participação de dois produtores rurais casos de sucesso, que comercializaram seus produtos derivados de leite e mel ao longo do evento.

Encontros – Ponto alto da participação da instituição, os encontros técnicos realizados no dia 12 de julho, no auditório do Sinrural reuniram mais de 300 pessoas em duas agendas que debateram o futuro do agro no estado. Na primeira, o “Diálogo pelo futuro do agro | Aviação agrícola: segurança técnica, ambiental e jurídica” realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Brasil - Faema, em parceria com o Sindicato Rural de Imperatriz – Sinrural, e patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar, reuniu produtores e lideranças, profissionais de ciências agrárias e autoridades executivas e políticas do estado e região tocantina, com a intenção de mostrar que as aeronaves tripuladas (aviões e helicópteros) e controladas remotamente (drones) para aplicação de defensivos agrícolas são tecnologias auxiliares que ajudam a dar precisão ao manejo agropecuário, e que utilizados da maneira correta, seguindo todos os parâmetros técnicos e legais, são completamente seguros, tanto para a saúde pública como para a sustentabilidade ambiental e econômica. ( Saiba mais )

Whats App Image 2024 07 15 at 17 09 00

Encontros técnicos realizados em parceria com o Sinrural atraíram mais de 300 produtores rurais, profissionais de ciências agrárias, autoridades e lideranças rurais e políticas

Encerrando a programação técnica, o Encontro de Produtores Rurais de Imperatriz atraiu cerca de 200 produtores atendidos pelo programa de assistência técnica e gerencial do Senar na cadeia produtiva da bovinocultura de leite e corte, profissionais de ciências agrarias e lideranças rurais. ( Saiba mais )

Cursos – Uma das programações técnicas mais esperadas pelo público rural que participa das feiras, os cursos de formação profissional rural gratuitos oferecidos durante a Expoimp formaram cerca de 100 produtores e trabalhadores rurais em seis dias de atividades.

Whats App Image 2024 07 15 at 17 10 53

Curso de manejo racional de bovinos foi ministrado pelo autor da metodologia no país, o zootecnista Alexandre Rui Barbosa, instrutor credenciado do Senar-GO

Foram executadas oito turmas dos cursos de pilotagem de drones, mapeamento e monitoramento com drones, operação e manutenção de tratores, cerca elétrica rural e os inéditos no estado – pilotagem de drones agrícolas (pulverização aérea) e manejo racional de bovinos, este ultimo ministrado pelo zootecnista Alexandre Rui Barbosa, instrutor credenciado no Senar-GO e autor da metodologia no Brasil.

“Trouxemos para a Expoimp cursos que tem alta demanda no mercado agro da região, e ampliamos na exposição o nosso portifólio de cursos, pois estamos sempre atualizando nossas soluções para oferecer aos produtores rurais maranhenses aquilo que vai contribuir, efetivamente, para o desenvolvimento sustentável do nosso agro”, explicou o superintendente do Senar no Maranhão, Luiz Figueredo.

Whats App Image 2024 07 15 at 17 13 06

Cursos que ensinaram pilotagem e outros usos agropecuários com drones tiveram grande procura; novidade ficou para o curso de pilotagem de drones agropecuários, que ensinou a técnica básica e legislação necessária para aplicação de defensivos agrícolas com esses equipamentos

Estande institucional e programação de parceiros – A participação histórica do sistema Faema / Senar a Expoimp teve como grande vitrine o estande institucional, que recebeu a visita de milhares de pessoas ao longo dos noves dias de evento.

No Espaço do Produtor Rural organizado pela instituição foram disponibilizadas as oficinas tecnológicas de transformação da mandioca em farinha e da cana de açúcar em cachaça, e as vitrines tecnológicas de silagem, cerca elétrica rural, apicultura, nutrição animal, fruticultura do açaí e maracujá e drones para uso agropecuária. Mais de 600 pessoas receberam as orientações dos especialistas escalados para o evento.

O estande ainda contou com a orientação de um consultor que tirou duvidas sobre soluções do Senar para o produtor rural; e com uma experiencia virtual imersiva com o uso de óculos virtuais que transportavam os visitantes para atividades em propriedades rurais e agroindústrias.

Outro destaque do espaço foi a exposição de casos de sucesso atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial pelo estado.

Atendida no município de João Lisboa, a Fazenda São Gabriel esteve presente com a Muuuh Delícias, que comercializou – em apenas dois dias de exposição no estande – 35 kg de queijo coalho e muçarela, mais de 15 kg de doce de leite tradicional e com sabores variados e quase 2 litros de manteiga de garrafa. Tudo produzido pela família de Maria de Freitas Vasconcelos.

Whats App Image 2024 07 15 at 17 16 14

A produtora rural Maria de Freitas Vasconcelos comemora a venda de 50 quilos de queijo e doce de leite em apenas dois dias de exposição dos produtos da marca Muuuh Delícias

“É muito gratificante pra nós atender a cada pessoa que visitou, degustou e gostou dos nossos produtos. Somos muito gratos pela oportunidade”, declarou a produtora rural.

Natural de Barra do Corda, o apicultor Arlindo Leite também comemorou o resultado de vendas dos produtos derivados de mel que expôs na feira.

Whats App Image 2024 07 15 at 17 14 36

O apicultor Arlindo Leite apostou na diversificação de produtos a base de mel e proprolis com a marca Mel da Barra e voltou para o seu município com cerca de 40 litros de mel comercializados na feira

“Consegui comercializar quase 40 litros de mel em produtos variados que apresentei na feira, uma importante vitrine, sem dúvidas”, disse o apicultor. Sua marca “Mel da Barra” apresentou durante o evento um portifólio de produtos que ia do mel in natura ao mel composto (com açafrão e babosa) e com o favo, a subprodutos como sabonete e shampoo em barra, extrato de própolis e até hidromel.

Fora do estande institucional, o Senar ainda foi destaque também na programação de parceiros como a Secretaria de Agricultura e Pecuária do Maranhão (Sagrima), que montou o Pavilhão do Agro na Expoimp.

O Senar participou da programação do governo estadual com a palestra “NR 31.7: Prevenção de Acidentes com Defensivos Agricolas”, com o engenheiro agrônomo e supervisor de campo, Luiz Gustavo Melo; e também no projeto Fazendo Educação, promovido pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) com palestras sobre os cuidados com o uso de defensivos agrícolas, ministradas pelo também engenheiro agrônomo e supervisor de campo, Michael Douglas Oliveira. Quase 200 pessoas, entre crianças, jovens e adultos participaram dessas programações.

Ao todo, cerca de 1.200 pessoas participaram diretamente das ações de capacitação e eventos técnicos realizados pelo sistema Faema / Senar na 54ª Expoimp.

Matérias Relacionadas